10 passos para mudar de carreira



Mudar de carreira envolve muitos aspectos importantes da sua vida. Para fazer essas mudanças de maneira equilibrada e correta, confira 10 passos que podem ajudar você

10 passos para mudar de carreira
10 passos para mudar de carreira
Fazer uma mudança de carreira exige muita dedicação e análise. É necessário ponderar todos os aspectos positivos e negativos e quais riscos você está disposto a correr. Além disso, mudanças como essa exigem que você invista seu tempo e dinheiro e, como em todo investimento, é necessário que você esteja o mais informado possível para tomar a decisão correta. Confira 10 passos para tomar sua decisão e aumentar suas chances de ser bem-sucedido:


1. Decida se a mudança é realmente necessária
Antes de começar a pensar em fazer a mudança de carreira, você precisa avaliar se realmente é necessário passar por essa alteração. Talvez o caso seja de achar um novo emprego, em uma empresa diferente e com novas oportunidades. Considere muito bem todas as perspectivas, pois a decisão deverá ser feita com convicção.


2. Avalie a si mesmo
Se você decidir pela mudança de carreira, então deve avaliar a si mesmo, seus valores, habilidades, interesses e objetivos. Você pode fazer isso com testes ou orientações de carreira.


3. Faça uma lista de possibilidades
Baseado nos resultados de seus testes de carreira e avaliações pessoais faça uma lista do que realmente interessa a você. Tente diminuir essa lista o quanto conseguir, para que suas opções sejam objetivas e apropriadas para suas características profissionais e pessoais.


4. Explore sua lista
Quando concluir a lista, pesquise cada opção colocada e explore das maneiras mais variadas tudo o que envolve essa carreira como descrição de empregos, requisitos educacionais, oportunidades e questões financeiras.


5. Avalie os itens
Ao explorar os itens acima, avalie quais são as ocupações que você estaria disposto a buscar. Por exemplo, talvez você não queira investir tempo e dinheiro em um diploma de formação superior ou considere o salário de uma profissão insuficiente.


6. Converse com profissionais
Quando chegar ao passo seis, você já deve ter poucas opções em sua lista. Sua tarefa agora é conversar com pessoas que estejam nessas carreiras. Faça “entrevistas” informais com mais de uma pessoa para cada opção e confira informações exclusivas que apenas os profissionais da área podem lhe fornecer.


7. Estabeleça suas metas
Com todas as pesquisas e informações reunidas, você já é capaz de tomar uma decisão. Tenha a carreira escolhida em mente e coloque seus objetivos e metas em uma papel para que eles fiquem muito claros.


8. Escreva um plano de carreira
Ao estabelecer metas, você já pode escrever um plano de carreira. Agora é hora de decidir como irá alcançar esses objetivos. Um plano de carreira irá guiar você tanto pelas metas de curto, quanto as de longo prazo.


9. Treine para a nova carreira
Mesmo que a profissão escolhida não exija um curso superior, você deve treinar para a nova carreira. Isso pode acontecer na forma de um curso técnico, de curta duração, um intercâmbio ou qualquer outra iniciativa que ajude você a desenvolver as novas habilidades exigidas.


10. Se despeça da carreira atual
A inspiração para que você mudasse de carreira pode ter vindo do desemprego, por exemplo. Nesse caso, você não precisará se preocupar com a saída de um cargo atual. No entanto, se você está empregado atualmente, prepare-se para se despedir de sua ocupação, empresa e todas as questões que envolvem a saída do emprego.
Fonte: universia.com.br