PSICOLOGIA INFANTIL - PSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS - LUDOTERAPIA

Psicologia para Crianças

A Psicoterapia Infantil, também conhecida como Ludoterapia é uma prática que esta a serviço do bem estar e da qualidade de vida da criança e também da família a qual está inserida. O trabalho psicoterapêutico tem o objetivo de prevenir problemas familiares ou reduzir possíveis dificuldades já instaladas na criança. 

De forma geral os pais, responsáveis ou professores solicitam a Psicoterapia Infantil quando identificam na criança algum comportamento constante e não usual que os preocupam. Dentre eles se destacam o bater, morder, chutar ou empurrar as pessoas as quais se relacionam, destruir objetos, roubar ou mentir de forma excessiva. Também chama a atenção dos pais a criança quieta, tímida, triste e com dificuldade de fazer amigos. As crianças que desobedecem, adoecem com frequencia ou apresentam dificuldade de concentração e aprendizagem também podem ser beneficiadas pela Psicoterapia Infantil. 

Há alguns acontecimentos na vida de uma criança que podem ser determinantes para o desencadeamento de uma angústia ou dificuldade como a morte ou adoecimento de algum membro da família, a separação dos pais, o casamento de um dos pais, o nascimento de um irmão, a mudança de cidade ou escola, ter sofrido ou presenciado algum tipo de violência, entre outros. Enfim, são muitos os fatores que influenciam a saúde psicológica da criança. 

A Psicoterapia promove o exercício da observação, identificação e compreensão da problemática apresentada pela criança. Ao longo do processo os pais poderão ter maiores condições de identificar as dificuldades de seus filhos e também suas potencialidades. O Psicólogo orienta os pais a respeito das expectativas que tem com relação aos sintomas e sentimentos da criança em questão. A Psicoterapia Infantil é um momento no qual a criança é ouvida e acolhida nas suas dificuldades, podendo expressar seu universo psíquico e encontrar formas de comunicar sentimentos como raiva, saudade, tristeza, frustração, medo, ansiedade, amor, entre outros.

A participação dos pais ou responsáveis é fundamental para o sucesso do trabalho psicoterapêutico. O propósito desse trabalho é também fornecer condições aos pais ou responsáveis para que possam interagir e participar ativamente da vida da criança no sentido de sua melhora. As relações familiares entre pais e filhos podem ser marcadas por desobediência, birras, desentendimentos, discussões, brigas e punições o que acarreta em muito sofrimento para ambos. Essas condições podem desencadear nos pais sentimentos de culpa, arrependimento e insegurança quanto a educação dos filhos. Desse modo, os pais encontram na Psicoterapia recursos para lidar com as dificuldades da criança.

A Psicoterapia Infantil faz uso de métodos lúdicos como histórias, desenhos, colagens, pinturas, jogos, brinquedos, etc. Essa estratégia é desenvolvida de acordo com a idade da criança e sua individualidade. Por meio dessas atividades o Psicólogo tem a oportunidade de conhecer melhor a criança, seus pensamentos e sentimentos podendo assim compreender melhor suas angústias.