Atendimento Psicológico Online por Chat ou Vídeo

Psicólogo Cristiano Lima - Psicólogo em Juazeiro do Norte

REGULAMENTAÇÃO

O Atendimento Psicológico Online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2005. Atualmente a Resolução 11/2012 regula essa prática e estabelece que os profissionais e sites que disponibilizam este tipo de serviço devem estar devidamente credenciados e regulamentados junto ao Conselho Federal de Psicologia.

O que é o Atendimento Psicológico Online? 

O atendimento psicológico online ou orientação psicológica online é uma modalidade de consulta realizada por um psicólogo formado e autorizado a prestar consultas através da internet.
A diferença entre o atendimento online e o presencial é justamente a realização do atendimento no local onde o paciente estiver, utilizando-se para isso, um ou mais softwares de videoconferência (Skype, Hangout, Chat ou Email). Para ser consultado, basta ter um dispositivo conectado à internet (Computador, Tablet ou Smartphone) e um agendamento prévio com o psicólogo habilitado.
O atendimento online tem foco em uma ou algumas queixas específicas. Enquanto a Psicoterapia é mais abrangente e tem um processo longo, o atendimento online é pontual e objetivo.
De modo geral a orientação psicológica não tem a pretensão de substituir a psicoterapia presencial tradicional nos consultórios; tal orientação é realizada muitas vezes em poucas sessões; caso isso não seja possível; será estipulado um número máximo de 20 sessões, conforme estipula o CFP (conselho Federal de Psicologia).
O atendimento psicológico online tem que obedecer alguns critérios tal como o caráter pontual, breve, limitado, restrito, imediato e emergencial. Qualquer demanda que escape a estes princípios fará com que o indivíduo seja encaminhado a um consultório para um atendimento presencial. Na psicoterapia presencial o profissional poderá trabalhar utilizando técnicas e recursos pertinentes que só são possíveis na modalidade presencial, isto permite que o processo seja mais longo e aprofundado.
O Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução nº 12/2012, regulamentou as regras para os atendimentos online. Na Europa, essa modalidade é amplamente reconhecida e difundida em grande parte dos países.

Como é realizado o atendimento?

Os Atendimentos tem um foco específico (queixa principal) e um tempo limitado, podendo chegar no máximo a 20 sessões. As sessões tem duração de 50 ou 70 minutos e podem ocorrer através de Vídeo, Áudio ou Chat. Eu trabalho apenas utilizando o software Skype.
1) Antes da sessão de atendimento ser realizada , o paciente deve preencher um FORMULÁRIO DE PRÉ-ATENDIMENTO (que será encaminhado por email para ser preenchido pelo paciente.
2) De posse do formulário preenchido, será realizado um contato para o agendamento da primeira sessão. Nesse contato serão passadas as informações de como será realizado o atendimento, o pagamento e demais informações pertinentes. 

Para quem serve o Atendimento Psicológico Online?

Qualquer pessoa pode se consultar com um psicólogo habilitado à distância. O atendimento é disponibilizado para menores de 18 anos, adolescentes, adultos e casais.
PARA OS MENORES DE 18 (DEZOITO) ANOS, É NECESSÁRIA UMA AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DOS RESPONSÁVEIS. 

Para que serve o Atendimento Psicológico Online?

O atendimento psicológico online serve para atender questões e queixas pontuais, tendo para isso um número limitado de sessões. É indicado para tratar:
• Estresse
• Depressão
• Insegurança
• Luto
• Medos
• Pânico
• Fobias sociais
• Transtorno estresse pós-traumático
• Transtorno obsessivo-compulsivo
• Transtorno bipolar
• Conflitos em relacionamentos afetivos ou no trabalho
• Conflitos afetivo sexuais
• Ansiedade em momento de provas e/ou concursos
• Ansiedade nos casos de cirurgia
• Suporte a profissionais em situação de aposentadoria
• Orientação Profissional/Vocacional Online
• Aconselhamento familiar e terapia de casal
• Acompanhamento terapêutico domiciliar a idosos portadores de transtornos emocionais depressões severas e muitas outras patologias.
Ao final de no máximo 20 sessões, o psicólogo fará uma avaliação sobre a eficácia das sessões online, avaliando há ou não necessidade de algum outro tipo de intervenção, ou se o paciente deve ser encaminhado para psicoterapia presencial. 

Contra Indicações

Esse atendimento não é indicado para tratamento de distúrbios psicológicos graves, ou para tratamento de pacientes em crise ou acentuado descontrole emocional. Estes casos são encaminhados para o atendimento presencial. Caso tenha dúvidas sobre o tipo de atendimento ideal para o seu caso consulte-nos. 

Sigilo profissional e segurança das informações

O sigilo é tratado com extrema relevância. As informações do cliente são recebidas somente por mim, Sandra Freitas, Psicóloga e nunca serão compartilhadas com outras pessoas.
As informações ficam armazenadas em um sistema próprio com acesso mediante senha e protegido por antivírus e firewall constantemente atualizados.
O Psicólogo deve cumprir e respeitar o código de ética profissional, respeitar a confidencialidade de dados e questões confiadas a ele sob pena de cometer infração grave e violar o Código de Ética dos Psicólogos, além de sofrer sanções pelos órgãos fiscalizador da profissão (CRP e CFP).
A preservação da identidade do cliente tal como confidencialidade irrestrita das informações obtidas durante o tratamento são obrigações e dever de qualquer Psicólogo, ou seja, mesmo no ambiente virtual. Entretanto, cabe ressaltar o atendimento psicológico online não dispõe de garantias absolutas, pois o meio eletrônico está sujeito a violações que muitas vezes independente da conduta profissional do profissional, psicólogo.

Vulnerabilidade das comunicações pela internet

A vulnerabilidade é algo a ser considerado, haja vista que existem programas espiões que podem monitorar conversas do MSN, Skype ou e-mails. Desse modo é fundamental o cliente se certificar da segurança de seu equipamento, ora instalando programas que detectem possíveis ameaças e como também evitando o uso de computadores públicos (Lan-house, Cyber cafés, Bibliotecas).
Mesmo com todos os cuidados não podemos garantir 100% de segurança, uma vez que os dados são transmitidos por vários canais até chegar ao seu destino final. Por isso, recomendamos que os pacientes não utilizem computadores ou dispositivos públicos e a guardem os registros dos atendimentos e conversas em local seguro e protegido por senha.

Computadores Públicos

Não é recomendada a utilização computadores de lan house; cyber cafés; trabalho ou faculdades; o sigilo do conteúdo das informações deve ser preservado a todo custo. O ideal é a utilização de um computador pessoal que disponha de todos os mecanismos disponíveis de segurança. 

Equipamento necessário

Computador, Tablet ou Smartphone com acesso à internet (recomendamos banda larga) de no mínimo 1Mb de velocidade;
Software utilizado: Skype;
* Todos os serviços prestados são realizados em conformidade com o Código de Ética do Psicólogo e de acordo com as legislações vigentes.

PARA QUAISQUER OUTRAS DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO CONOSCO



PSICÓLOGO RESPONSÁVEL


Francisco Cristiano Ferreira Lima
Psicólogo Clínico
CRP- 11/10824

cristiano@psicorh.com.br
(85) 98714.8590