Queimei meu filme com o chefe, e agora?


Queimei meu filme com o chefe, e agora?
Queimei meu filme com o chefe, e agora?

Algumas situações pontuais (um ou outro atraso, um comentário muito pessoal ou uma piada fora de hora, por exemplo) podem gerar desconforto no ambiente de trabalho. O que fazer quando o clima fica pesado entre você e seu chefe? 



Para responder essa questão, EXAME.com conversou com professora da Fundação Getúlio Vargas e especialista em etiqueta empresarial Romaly de Carvalho, que listou três passos essenciais a serem seguidos:


Espere a situação se acalmar
Segundo Romaly, a primeira coisa a ser feita é deixar todos os envolvidos respirarem e a situação esfriar. Para ela, não adianta tentar resolver confrontos de cabeça quente: “O jeito é dar uma de submarino, sabe? Sumir.”, brinca. Por um tempo, claro.

Chame o chefe para uma conversa
“A melhor maneira de resolver uma situação dessas é conversando abertamente sobre o que aconteceu”, explica Romaly. A especialista conta que a fórmula é simples: assumir o erro, pedir desculpas e prometer que aquilo não vai se repetir. “Não tente justificar seu erro, a pessoa se arma quando vê alguém se justificando. Apenas assuma o que fez”, reitera.

Durante a conversa, é essencial que você deixe seu chefe falar tudo que ele quiser sem interromper. “Interrupções já são uma quebra na etiqueta, nesta situação, então, elas só podem piorar as coisas”, diz a especialista.

“É importante pensar se você quer ganhar a briga ou resolver a questão”, explica Romaly. Ela lembra que às vezes é melhor ouvir o que o chefe tem a dizer e assumir a culpa do que tentar confrontá-lo ou mostrar o porquê você está certo. “Nós convivemos muito com nossos chefes, e vivemos em rede, todo mundo conhece todo mundo na profissão. Não dá para ter ego nessa hora”, conta a professora.

Reconheça as qualidades do seu chefe
Romaly explica que uma boa maneira de dispersar a tensão é reconhecer abertamente alguns traços positivos do chefe, ressaltar o trabalho dele, mas sem inventar. “Todo chefe tem um ego um pouco inflado e você pode, de forma apropriada, elogiar aquilo que ele faz bem”, afimra a professora. E ela completa: “Mas o elogio só tem valor com a correspondência verídica. Ninguém gosta de um puxa-saco”.

Melhore
O último passo é o mais simples de dizer, mas talvez o mais difícil de ser cumprido. Ele consiste em fazer tudo aquilo que você prometeu na conversa. “Depois do encontro com seu chefe, você precisa demonstrar que pode realizar seu trabalho e não repetir o erro que queimou seu filme”, conta Romaly.

Discussões e constrangimentos são comuns no ambiente de trabalho, mas também são absolutamente superáveis. O importante é não levar o que está no ambiente profissional para o lado pessoal e não cometer mesmos erros.


Fonte: abril.com.br