Como lidar com conduta sexual imprópria no ambiente de trabalho



Empresas e profissionais devem estar bem informados para evitar comportamentos inadequados, assédio sexual e outras complicações no escritório

Como lidar com conduta sexual imprópria no ambiente de trabalho
Como lidar com conduta sexual imprópria no ambiente de trabalho
Cada empresa possui um padrão de trabalho e conduta dentro dos escritórios. Para os assuntos mais sérios e mais corriqueiros, os empregados devem saber como se comportar e reagir. No caso do sexo, porém, as complicações são maiores. Se dois funcionários fizerem sexo nas propriedades da empresa, não é apenas a ação que deve ser considerada. Antes de demiti-los, os responsáveis devem avaliar as circunstâncias para garantir que não há coerção por parte de nenhum dos envolvidos, especialmente se a relação ocorreu entre duas pessoas de cargos diferentes. 


A demissão de alguém por ter feito sexo no escritório deve levar em consideração algumas questões. Primeiro, a pessoa não tem como fazer isso “acidentalmente”, por falta de atenção ou negligência. A não ser que tenha sofrido assédio sexual, o indivíduo escolheu participar dessa relação e ignorou uma regra muita clara. Fazer sexo no ambiente de trabalho é inapropriado. Não há necessidade de explicação.


Em segundo lugar, a empresa precisa avaliar os próprios erros. Onde estavam os gerentes dessas pessoas e como a situação chegou ao ponto da relação sexual para só então ser avaliada? Para que fizessem sexo, os funcionários tiveram que sentir liberdade e espaço suficiente para tanto.


Além disso, é de extrema importância que as pessoas sejam respeitadas. Quando envolve sexo, todo procedimento acaba por ser delicado e muitas vezes mal conduzido. Ter profissionalismo para lidar com essa situação demonstra exatamente o tipo de comportamento que os profissionais deveriam ter apresentado. Isso evidencia que a empresa é madura e não se deixa afetar por problemas como esse.


Um ponto muito relevante e que deve ser considerado é a possibilidade do assédio sexual. Quando os envolvidos estiverem em cargos diferentes, a empresa deve se assegurar de que a relação foi consensual. Se um dos envolvidos foi pressionado ou cobrado, então a situação é diferente. Agora, se a relação é permitida por ambos e ocorre fora do escritório, a demissão é certa.


Para evitar esse tipo de situação, medidas muito simples podem ser tomadas. A empresa deve ter uma política de conduta clara, que liste aquilo que pode ou não ser feito. Por exemplo, a maneira como as pessoas se vestem ou a permissão ou não de relacionamentos entre os funcionários deixam implícito qual é a postura da empresa em relação a esse tipo de assunto.
Fonte: universia.com.br