10 dicas para ser ultra-produtivo no trabalho ou estudos



Se você deseja ter mais controle sobre sua rotina e render mais no trabalho ou com os estudos, confira 10 dicas para ser ultra-produtivo


10 dicas para ser ultra-produtivo no trabalho ou estudos
10 dicas para ser ultra-produtivo no trabalho ou estudos
O inventor da lâmpada elétrica incandescente,Thomas Edison, disse certa vez que “o tempo é o único capital que qualquer ser humano possui, e a única coisa que ele realmente não pode perder”. Se Edison, que nasceu há mais de 150 anos, já percebia como nosso tempo é valioso, imaginemos então nós, em 2012, com uma rotina cada vez mais apressada e estressante? Controlar o tempo não é possível, mas controlar sua rotina sim. Confira as dicas a seguir para ser ultra-produtivo:


Não confunda estar ocupado com ser produtivo
Pessoas altamente produtivas são muitas vezes menos ocupadas do que aquelas que estão cheias de trabalho e sobrecarregadas. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não quer dizer que você está sendo produtivo, muito pelo contrário, quer dizer que o controle da rotina não está mais com você.


Não confunda o urgente como o importante
Distrações vindas de última hora, principalmente de outras pessoas, não são, necessariamente, prioridades. Seu tempo é limitado, principalmente dentro do trabalho, e não deve ser mal distribuído entre as tarefas.


A chave é ter auto-gestão
Se o tempo tem voado enquanto você está no escritório, não se intimide, seja o piloto de sua rotina. Organize as atividades para que cada uma possa ser feita com a devida atenção e prioridade.


O valor de cada tarefa
Lembre-se da regra do 80/20: Cerca de 80% da importância das coisas que fazemos todos os dias está em apenas 20 atividades. Por isso, saiba o valor das coisas que faz para que elas não sejam mal interpretadas e você tenha frustrações no fim do expediente ou da semana de trabalho.


Use um bom planejador
Procure por planejadores que tenham pelo menos uma página inteira, ou tela no caso de computadores, tablets ou smartphones, para cada dia da semana onde você possa fazer anotações.


Separe horas flexíveis de horas inflexíveis
Em seu planejamento, separe os horários que são flexíveis daqueles que são obrigatórios. Por exemplo, reuniões, conferências e outros compromissos são fixos e provavelmente não podem ser alterados. As horas que não se encaixam nessas categorias podem ser mais bem trabalhadas para que você renda mais.


Faça listas
No começo de cada dia escreva em uma folha uma lista de tópicos com todas as coisas que você deseja ou precisa realizar naquele dia.


Priorize os itens da lista
Em cada item da lista você deve colocar uma classificação para a prioridade da tarefa. Por exemplo, “A” é para aquilo que deve ser feito, “B” para o que você pode fazer e “C” para o que talvez faça.


Foque-se
Procure se focar para completar todos os itens categorizados em “A” na sua lista. Cada vez que um tópico for feito, risque-o da lista. Aproveite principalmente os horários flexíveis para fazer essas atividades.


Caso não termine tudo
Se você não completar tudo o que tinha que fazer no dia, transfira os itens para sua lista no dia e seguinte e classifique novamente quais são as prioridades.
Fonte: universia.com.br