Por que líderes devem ser políticos?



A resposta para esta pergunta pode determinar a eficácia do seu papel como líder na sua empresa, entenda por que

Por que líderes devem ser políticos?
Por que líderes devem ser políticos?
Com qual dos executivos você gostaria de trabalhar? Ambos são bem pagos, racionais, têm a mesma idade. Porém, um é aspiracional e o outro é político. O primeiro está sempre tentando tirar o melhor de cada funcionário, lapida os membros de sua equipe com trabalhos inspiracionais, é chamado pelo primeiro nome. Em suma, é boa gente e prefere sempre liderar pelo bem.


Conheçamos o outro perfil:
 o do político. Este joga para ganhar, é maquiavélico (aquele que valoriza os fins em detrimento dos meios) e, para ele, as coisas estão bem somente quando estão no topo. Seu lema é justiça primeiro, compaixão depois. Não atingiu as metas? Despedido.


Então você tem uma escolha: trabalhar com o aspiracional ou com o político? Pode parecer estranho, mas a melhor opção é o trabalhar com o segundo perfil. A razão é simples: chefes aspiracionais não duram. É só uma questão de tempo até que o político pegue a sua posição.


E, no final das contas, o político acaba sendo o melhor líder. Na linguagem corporativa, a definição de liderança é fazer algo acontecer quando elas não iam acontecer de qualquer forma. Ou seja, fazer a diferença; não somente agir por inércia e fazer o óbvio. É esse tipo de diretor que fará a empresa sair de crises, sobreviver a aquisições e espantar ameaças hostis.


O que você deve aprender disso então? Primeiro, parar de estigmatizar e crucifixar o chefe político, pois ele é, de fato, mais competente. Segundo, se você for um chefe político, não lidere por medo, mas por respeito. Você não precisa ser engraçado nem gentil para ser admirado no trabalho. Lembre-se de que você está num ambiente corporativo e, portanto, o que cria respeito é competência.


A gestão por medo ou destruição pode funcionar por algum tempo, mas é insustentável. Ser eficiente e político nada tem a ver com intimidar os funcionários. Agora que você já compreende diferenças entre bons líderes, confira os dois maiores aprendizados desta notícia:


1- Se você é do tipo político, tente ser um pouco mais aspiracional


2- Se você é do tipo aspiracional, tente ser um pouco mais político


A questão é simples: você tem que ser ambos, todo o tempo. O aspiracional sem ser político é ineficiente. O político sem ser aspiracional é desumano. Alie as duas características e você será o melhor.
Fonte: universia.com.br