Marketing pessoal: você é seu melhor cartão de visita



Como você lida com seu marketing pessoal? Se você é consultor ou pretende ser, é bom cuidar bem dele.
Quando se é um profissional autônomo, a apresentação pessoal é o melhor cartão de visita que se pode ter. É através da imagem bem cuidada que é passada a impressão de profissionalismo e seriedade. Se “a primeira impressão é a que fica”, é melhor imprimir direito!
Manter uma imagem profissional nem sempre é tarefa fácil, até porque não estamos sempre com a mesma disposição, barba feita ou cabelos penteados. Às vezes simplesmente não estamos nem aí pra nada e com nossa imagem vulnerável. Esses devem ser os momentos de descontração ou de descanso. Quando estamos trabalhando, a postura e apresentação pessoal devem manter um padrão em nome do marketing pessoal e dizer inconscientemente ao cliente: “sou uma pessoa de respeito, capacitada e pronta para cumprir o meu trabalho da melhor maneira possível”.
Para conseguir ter esse padrão nas horas em que se está trabalhando, algumas sugestões:
  • Defina um estilo: Se você é um roqueiro inveterado, talvez queira na maior parte do tempo estar de preto; se é uma pessoa mais compenetrada e fechada, possivelmente vestirá roupas mais sóbrias; se é uma jovem toda de bem com a vida, provavelmente terá um cabelo colorido e alguns acessórios. O importante é ter e manter um estilo, porque seus clientes e prospects irão reconhecê-lo através dele e até estranharão se você mudá-lo de uma hora para outra;
  • Prepare-se antes, não em cima da hora: Barba tirada, unhas cortadas, sobrancelhas feitas, olheiras disfarçadas, tudo isso deve ser feito previamente. Cuidar da imagem faltando 15 minutos para aquela reunião importante só vai fazer você ficar atrapalhado;
  • Não finja ser quem não é: Definir e manter um estilo pessoal não é atuar como outra pessoa. Quanto mais você fingir ser outrem, mais fácil pode cair a máscara e mais constrangedor será se isso acontecer. Seu estilo deve se encaixar com seus valores pessoais e intenções profissionais.