Liderar também é servir, não apenas cobrar



Líder também deve servir, não somente cobrar dos outrosLiderança
 é um assunto do qual muitos acham que entendem.
Ser líder não é algo tão complicado, por isso mesmo muitos creem serem líderes só pelo fato de estarem chefiando alguma equipe ou encabeçando alguma tarefa. Liderar não é complexo, mas os princípios básicos da liderança nem sempre são levados em consideração. Falando sério: o que mais vejo atualmente são pessoas considerando apenas o resultado pelo resultado, não o alcance dos objetivos pelo bem do grupo inteiro.
Quando se é líder de uma equipe, é claro que você tem de levar em conta a gestão do tempo e recursos a fim de conseguir chegar onde se quer. No entanto, nunca se deve deixar de lado a parte humana desse processo. Líderes que consideram seus liderados apenas como engrenagens duma máquina corre o risco de perder a consideração das pessoas ao seu redor.
Cobrar tarefas finalizadas, gerir prazos e medir desempenho são tarefas de um gestor. O gestor que quer ser um bom líder não pode se resumir a isso. Líder tem que dar exemplo e também fazer o que lhe é devido, não apenas pressionar os outros. Se você pretende ser um líder inspirador, esteja sempre em dia com suas atividades tão rápido quanto você quer que seus subordinados sejam. Deve-se procurar ser um líder servidor.
Outra coisa que o líder deve ter em mente é o alinhamento dos objetivos pessoais de cada um dos liderados com o da empresa. Quando as pessoas entendem que estão cumprindo suas tarefas apenas para que o gestor tenha todos os louros da vitória no final, não se empenham o bastante. Porém, quando veem que chegar no objetivo final será gratificante para todos, então dão o melhor de si para chegar lá.
Gestão e liderança devem estar lado a lado. O emocional e o racional envolvidos na gestão de pessoas são ambos muito importantes para que o líder e o grupo conquistem o sucesso esperado. E não esqueça: seja um líder servidor.