Planejamento numa empresa é fundamental, certo? Todos concordamos? E por que não praticamos?
Um amigo está abrindo uma segunda unidade da sua loja por ter se associado com outra pessoa. Parece que a sociedade foi firmada em 2 horas ou menos: no mesmo dia ele já estava solicitando mais material gráfico com urgência urgentíssima, como se o novo sócio fosse desaparecer se a loja não abrisse imediatamente. Sem planejar com calma, não duvido que ele possa ter gasto com coisas supérfluas e esquecido outras importantes para o lançamento dessa outra unidade.
Mas não tem como ser um gestor zen!
Pode não ter. Na verdade, o stress, de leve, faz parte da gestão de empresas. Mas o bom stress, aquele que é causado pela expectativa de que o plano saia certinho. O mal stress pelo qual passam muitos empresários é o do não ter planos e estar jogando com a sorte. Evite isso aos poucos com bons hábitos de gestão:
- Antes de começar a trabalhar, leia as notícias: Assine um jornal ou acesse um portal de notícias da sua área de atuação e informe-se para não ser sempre surpreendido pelos outros;
- “Pare pra pensar, pense bem”: Decisões devem ser rápidas, não burras. Não decida sem ter certeza. Pense, pois 1 minuto de reflexão sobre algo a se decidir pode mudar o rumo das coisas para melhor;
- Meia hora de planejamento: Reserve 30 minutos do seu dia para planejar as atividades que serão feitas no final do expediente, no dia seguinte ou na semana posterior. Não tenha pressa e use todos os 30 minutos. Com o tempo, irá adotar esse hábito com facilidade e verá os benefícios de pensar antecipadamente.