Sugestões de Livros

An­si­e­dade

Meus Tempos de Ansiedade - Medo, Esperança, Terror e a Busca da Paz de Espírito - Scott Stossel

Livro Meus Tempos de Ansiedade
Entre o de­poi­mento pes­soal de an­sioso e uma pes­quisa ci­en­tí­fica ampla, Scott Stossel pinta um re­trato es­cla­re­cedor do dis­túrbio mental mais comum da atu­a­li­dade.
No dia de seu ca­sa­mento, Scott Stossel viveu os mo­mentos mais ater­ro­ri­zantes de sua vida. Ele não foi dei­xado pela mu­lher no altar nem mudou de ideia na úl­tima hora. Tudo acon­teceu nos con­formes, ex­ceto pelo fato de que ele passou a ce­rimônia tre­mendo de pavor e en­char­cado de suor. Na noite que de­veria ser a mais im­por­tante e es­pe­cial de sua vida, ele só pen­sava na morte, em de­sa­pa­recer: ele não es­tava lá.
A partir de sua pró­pria vi­vência da an­si­e­dade, o editor da re­vista Atlantic in­ves­tiga essa do­ença que, se não existia como ca­te­goria di­ag­nós­tica 35 anos atrás, hoje é o mais comum dis­túrbio mental ofi­ci­al­mente clas­si­fi­cado. Em­bora seja ge­ne­ra­li­zado, o mal per­ma­nece uma in­cóg­nita, muitas vezes mal com­pre­en­dido. Trata-se, afinal, de um es­tado es­pi­ri­tual, um dis­túrbio neu­roquí­mico, um trauma psi­co­ló­gico? Entre o re­lato ín­timo e a ex­po­sição de ar­gu­mentos de au­to­ri­dade, o autor nos ofe­rece uma his­tória de todas essas pers­pec­tivas, da mé­dica à fi­lo­só­fica, das mais re­motas às con­tem­po­râ­neas.
Stossel re­vela ainda as vá­rias formas de tratar a an­si­e­dade e ad­mi­nis­trar seus efeitos in­ca­pa­ci­tantes. Eli­miná-la, como mostra o autor, seria im­pos­sível, e talvez até pre­ju­di­cial: afinal, o que seria do homem sem in­qui­e­ta­ções? “En­frentar e com­pre­ender a an­si­e­dade”, nos diz Stossel, “é en­frentar e com­pre­ender a con­dição hu­mana.”

De­pressão

Vença a Depressão Antes que Ela Vença Você - Robert L. Leahy

Livro Vença a Depressão
Você se sente per­se­guido por pen­sa­mentos ne­ga­tivos sobre si mesmo, so­bre­car­re­gado pela so­lidão, pa­ra­li­sado pelo medo de fa­lhar? Se sua res­posta é sim, você não está so­zinho. A de­pressão afeta mi­lhões de pes­soas no mundo todo, mas a boa no­tícia é que, com tra­ta­mento efe­tivo, é pos­sível su­perá-la.
Neste livro, o mun­di­al­mente re­co­nhe­cido te­ra­peuta cog­ni­tivo e autor de best-sel­lers Ro­bert L. Leahy des­creve as causas, os sin­tomas e o tra­ta­mento para a de­pressão, in­cluindo his­tó­rias reais e ins­tru­ções sim­ples que irão ajudá-lo a en­tender sua do­ença e a en­con­trar a me­lhor ma­neira de tratá-la.

O Demônio do Meio-Dia - Andrew Solomon

Livro O Demônio do Meio-dia
En­tre­me­ando o re­lato de sua pró­pria ba­talha contra a do­ença com o de­poi­mento de ví­timas da de­pressão e a opi­nião de es­pe­ci­a­listas, So­lomon des­cons­trói mitos, ex­plora ques­tões éticas e mo­rais, des­creve as me­di­ca­ções dis­po­ní­veis, a efi­cácia de tra­ta­mentos al­ter­na­tivos e o im­pacto que a de­pressão tem nas vá­rias po­pu­la­ções de­mo­grá­ficas (sejam cri­anças, ho­mos­se­xuais ou os ha­bi­tantes da Gro­en­lândia).
No epí­logo iné­dito es­crito ex­clu­si­va­mente para a nova edição bra­si­leira, co­nhe­cemos o que acon­teceu com So­lomon, com os en­tre­vis­tados e com os tra­ta­mentos da de­pressão desde a pu­bli­cação de ‘O demônio do meio-dia’. A in­te­li­gência, a cu­ri­o­si­dade e a em­patia do autor nos per­mitem co­nhecer não só as do­enças men­tais, mas a pro­fun­di­dade da ex­pe­ri­ência hu­mana.

Ma­ter­ni­dade

A maternidade e o encontro com a própria sombra - Laura Gutman

Livro A Maternidade
Ser mãe é uma ex­pe­ri­ência única e in­des­cri­tível. Mas também é o ponto de par­tida para a vi­vência de inú­meros sen­ti­mentos e emo­ções aos quais as mu­lheres nunca foram apre­sen­tadas.
Em ‘A ma­ter­ni­dade e o en­contro com a pró­pria sombra’, a re­no­mada psi­co­te­ra­peuta Laura Gutman ex­plica os sen­ti­mentos con­fli­tantes na re­a­li­dade de uma par­tu­ri­ente, tra­zendo im­por­tantes ori­en­ta­ções sobre as fases pré e pós-parto. Usando como exem­plos di­fe­rentes si­tu­a­ções co­ti­di­anas, Laura apre­senta um leque de sen­sa­ções com as quais qual­quer mu­lher que tenha se tor­nado mãe po­derá fa­cil­mente se iden­ti­ficar, aju­dando-as através desse pe­ríodo re­pleto de in­cer­tezas e pe­quenas vi­tó­rias.

Me­di­tação e Mind­ful­ness

Um Momento de Meditação - Martin Boroson

Livro Um Momento de Meditação
Pense em todos os mo­mentos que você perde no trân­sito, numa fila ou des­con­cen­trado no tra­balho. E se hou­vesse algo que pu­desse fazer nesses ins­tantes para re­vi­gorar a mente, re­duzir o es­tresse e se sentir cen­trado e feliz?
Um mo­mento de me­di­tação nos en­sina que esse es­tado de con­cen­tração e paz não é um ob­je­tivo dis­tante. Você vai aprender uma forma de me­ditar que pode ser pra­ti­cada em apenas um ins­tante, em todos os lu­gares e em qual­quer si­tu­ação.
O mé­todo co­meça com um exer­cício que re­quer um mi­nuto por dia. Com a prá­tica, você le­vará cada vez menos tempo para se sentir fo­cado e tran­quilo e po­derá me­ditar em qual­quer mo­mento.
Ao aprender as téc­nicas deste livro e apro­fundar sua com­pre­ensão dos en­si­na­mentos aqui apre­sen­tados, você des­fru­tará be­ne­fí­cios não apenas es­pi­ri­tuais, mas também bas­tante prá­ticos. Você apren­derá a vi­ven­ciar a qui­e­tude pro­funda em meio à agi­tação co­ti­diana e isso pode me­lhorar o humor, ame­nizar a de­pressão, re­duzir a pressão ar­te­rial, for­ta­lecer o sis­tema imu­no­ló­gico e pro­mover o oti­mismo.
Sábio, prá­tico e ins­pi­rador, este livro pode ajudá-lo a en­con­trar inú­meras opor­tu­ni­dades em meio a um dia atri­bu­lado. Deixe-o na mesa de ca­be­ceira ou de tra­balho, como um lem­brete para tirar um tempo para si mesmo.

Atenção Plena - Mindfulness - Como Encontrar a Paz em um Mundo Frenético - Mark Williams

Livro Atenção Plena
Com 200 mil exem­plares ven­didos, este livro e o cd de me­di­ta­ções que o acom­panha apre­sentam uma série de prá­ticas sim­ples para ex­pandir sua cons­ci­ência e que­brar o ciclo de an­si­e­dade, es­tresse, in­fe­li­ci­dade e exaustão.
Re­co­men­dado pelo Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Ex­ce­lência Clí­nica do Reino Unido, este mé­todo ajuda a trazer ale­gria e tran­qui­li­dade para sua vida, per­mi­tindo que você en­frente seus de­sa­fios com uma co­ragem re­no­vada.
Mais do que uma téc­nica de me­di­tação, a atenção plena (ou mind­ful­ness) é um es­tilo de vida que con­siste em estar aberto à ex­pe­ri­ência pre­sente, ob­ser­vando seus pen­sa­mentos sem jul­ga­mentos, crí­ticas ou elu­cu­bra­ções. Ao tomar cons­ci­ência da­quilo que sente, você se torna capaz de iden­ti­ficar sen­ti­mentos no­civos antes que eles ga­nhem força e de­sen­ca­deiem um fluxo de emo­ções ne­ga­tivas – que é o que faz você se sentir es­tres­sado, ir­ri­tado e frus­trado.
Este livro apre­senta um curso de oito se­manas com exer­cí­cios e me­di­ta­ções diá­rias que vão ajudá-lo a se li­bertar das pres­sões co­ti­di­anas, a se tornar mais com­pas­sivo con­sigo mesmo e a lidar com as di­fi­cul­dades de forma mais tran­quila e pon­de­rada.
Você des­co­brirá que a sen­sação de calma, li­ber­dade e con­ten­ta­mento que tanto pro­cura está sempre à sua dis­po­sição – a apenas uma res­pi­ração de dis­tância.

10% Mais Feliz - Dan Harris

Livro 10% Mais Feliz
Dan Harris era um jor­na­lista pro­missor, que cons­truía com garra sua car­reira de apre­sen­tador na rede de te­le­visão ame­ri­cana ABC News. Mas a ob­sessão pelo tra­balho, a au­to­crí­tica exa­ge­rada e a ex­trema com­pe­ti­ti­vi­dade o le­varam a um ponto sem volta: o dia em que teve um ataque de pâ­nico ao vivo, di­ante de mi­lhões de te­les­pec­ta­dores.
A partir dali, ficou evi­dente que algo pre­ci­sava mudar – e Dan acabou em­bar­cando numa ines­pe­rada odis­seia pelo mundo da es­pi­ri­tu­a­li­dade.
Com certa re­lu­tância, des­co­briu que a fonte de seus pro­blemas era jus­ta­mente aquilo que con­si­de­rava seu maior aliado: a voz in­ces­sante dentro da sua ca­beça, que o im­pelia sempre a querer mais, fazer mais, se es­forçar mais.
Todos nós temos essa voz. É ela que nos leva a ter pre­o­cu­pa­ções ex­ces­sivas, julgar os ou­tros, ru­minar o pas­sado e temer o fu­turo. É ela que nos deixa tensos, an­si­osos, ir­ri­tados e frus­trados.
Dan en­con­trou na me­di­tação um modo eficaz de acalmar seus pen­sa­mentos, equi­li­brar suas emo­ções e se tornar uma pessoa me­lhor – mas sem perder a energia para lutar por aquilo que de­seja. Fu­gindo de cli­chês e sen­ti­men­ta­lismos, ele di­vide com o leitor suas dú­vidas, des­con­fi­anças e des­co­bertas, nar­rando de forma hi­lária os inu­si­tados passos dessa jor­nada: de en­tre­vistas com Eckhart Tolle, Dalai Lama e De­epak Chopra até um re­tiro de dez dias que fez ruir sua re­sis­tência.
Com um olhar ex­tre­ma­mente lú­cido e in­te­li­gente sobre a es­pi­ri­tu­a­li­dade e a re­li­gião, este livro ofe­rece novas pers­pec­tivas sobre os be­ne­fí­cios da me­di­tação e ex­plica como ela pode ajudar qual­quer pessoa a de­sa­ce­lerar e ser mais feliz – mesmo que seja tão cé­tico quanto o pró­prio autor.

TDAH

No Mundo da Lua - Perguntas e Respostas Sobre Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade - Paulo Mattos

Livro No Mundo da Lua
Este livro trata de cri­anças, ado­les­centes e adultos que têm di­fi­cul­dades em sus­tentar a atenção, manter o foco e con­cluir ta­refas. É comum que se diga que eles “vivem no mundo da lua”, isto é, estão sempre pen­sando em outra coisa ou em um monte de ou­tras coisas ao mesmo tempo… quando con­versam com al­guém, quando es­tudam, quando leem, quando tra­ba­lham, enfim, em uma grande va­ri­e­dade de si­tu­a­ções do co­ti­diano. São pes­soas que vivem tro­cando de in­te­resses, planos e têm di­fi­cul­dades em levar as coisas até o fim.
Este pro­blema se chama Trans­torno do Dé­ficit de Atenção com Hi­pe­ra­ti­vi­dade/Im­pul­si­vi­dade (abre­viado como TDAH, em por­tu­guês, ou ADHD, em in­glês). O di­ag­nós­tico de TDAH é di­men­si­onal, isto é, todo mundo tem al­guns sin­tomas de de­sa­tenção e in­qui­e­tude, mas al­gumas pes­soas (cerca de 5% da po­pu­lação) têm muito mais sin­tomas do que as de­mais. Estes sin­tomas surgem desde a in­fância, cau­sando muitos pre­juízos em di­versos se­tores da vida do por­tador.
O livro foi es­crito desta ma­neira (livro de per­guntas e res­postas) porque pro­va­vel­mente muitos dos lei­tores são por­ta­dores de TDAH e pre­ferem não sus­tentar a atenção por longos pe­ríodos e com textos ex­tre­ma­mente longos.

Mentes Inquietas - Tdah: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade - Ana Beatriz Barbosa Silva

Livro Mentes Inquietas
Pri­meiro livro es­crito pela psi­qui­atra e au­tora best-seller Ana Be­a­triz Bar­bosa Silva, “Mentes in­qui­etas – TDAH: de­sa­tenção, hi­pe­ra­ti­vi­dade e im­pul­si­vi­dade” ganha nova edição pela Prin­ci­pium.
A Dra Ana Be­a­triz apre­senta vá­rios casos mos­trando que o TDAH se ma­ni­festa de formas di­fe­rentes e que, com in­for­mação ade­quada e acom­pa­nha­mento mé­dico, é pos­sível mi­ni­mizar o seu im­pacto no de­sem­penho es­colar, na vida pro­fis­si­onal e também nas re­la­ções afe­tivas.

TOC

O Homem que Não Conseguia Parar - Toc e a História Real de uma Vida Perdida em Pensamentos - David Adam

Livro O Homem que Não Conseguia Parar
David Adam foi ví­tima do trans­torno ob­ses­sivo-com­pul­sivo du­rante vinte anos e, como a mai­oria das pes­soas que so­frem desse mal, levou muito tempo para as­sumir que pre­ci­sava de tra­ta­mento. Com base em pes­quisas e re­latos sur­pre­en­dentes, o autor ques­tiona ideias pre­con­ce­bidas sobre nor­ma­li­dade e do­ença mental para tentar com­pre­ender o TOC e suas ma­ni­fes­ta­ções.
O que leva uma jovem etíope a comer a pa­rede da pró­pria casa? Ou dois ir­mãos a mor­rerem so­ter­rados por ob­jetos e lixo acu­mu­lados por anos? Em que mo­mento uma ideia ino­fen­siva se trans­forma numa tor­rente de pen­sa­mentos in­de­se­jados?
Es­crito com cla­reza, humor e li­rismo, este livro é a his­tória de um pe­sa­delo pes­soal e uma in­cursão pelos re­cantos mais obs­curos da mente.

Trans­torno de Humor Bi­polar

Uma Mente Inquieta - Kay Redfield Jamison, Wmf Martins Fontes

Livro Uma Mente Inquieta
‘Uma Mente In­quieta’ é o re­lato co­mo­vente e es­ti­mu­lante de uma mu­lher cuja feroz de­ter­mi­nação de co­nhecer o ini­migo, de usar os dons de seu in­te­lecto para exercer in­fluência no mundo, a levou a se tornar uma au­to­ri­dade in­ter­na­ci­onal em do­ença ma­níaco-de­pres­siva (trans­torno bi­polar). É a re­ve­lação de sua pró­pria luta, desde a ado­les­cência, com a do­ença e de como esta moldou sua vida.

Ou­tros

A Coragem de Ser Imperfeito - Brené Brown

Livro A Coragem de Ser ImperfeitoUma das trá­gicas iro­nias da vida pós-mo­derna é que muitas pes­soas se isolam umas das ou­tras por causa de sen­ti­mentos que têm em comum, como o medo de fra­cassar e a sen­sação de não serem boas o bas­tante. Brené Brown lança luz sobre esses recôn­ditos da sen­si­bi­li­dade hu­mana e re­vela como esses sen­ti­mentos podem minar suas re­a­li­za­ções nos es­tudos, no tra­balho e no lar. Ela mostra também como eles podem ser trans­for­mados para nos ajudar a viver com mais co­ragem, com­pro­me­ti­mento e pro­pó­sito.
Quando fu­gimos de emo­ções como medo, mágoa e de­cepção, também nos fe­chamos para o amor, a acei­tação, a em­patia e a cri­a­ti­vi­dade. Por isso, as pes­soas que se de­fendem a todo custo do erro e do fra­casso se dis­tan­ciam das ex­pe­ri­ên­cias mar­cantes que dão sig­ni­fi­cado à vida e acabam se sen­tindo frus­tradas. Por outro lado, aquelas que mais se ex­põem e se abrem para coisas novas são as mais au­tên­ticas e re­a­li­zadas, ainda que se tornem alvo de crí­ticas e de sen­ti­mentos como in­veja e ciúme. É pre­ciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de al­cançar a fe­li­ci­dade de re­a­lizar todo o seu po­ten­cial.
Em uma so­ci­e­dade em que pre­do­mina a cul­tura do per­fec­ci­o­nismo, é comum re­correr a más­caras para mi­ni­mizar o des­con­forto e as dores de não ser bom o bas­tante. Brené Brown des­co­briu que todos nós fa­zemos uso de um ver­da­deiro ar­senal contra essas sen­sa­ções e ex­plica em que con­siste cada es­cudo e quais es­tra­té­gias devem ser usadas nesse “de­sar­ma­mento”. Ela também com­bate os mitos que afirmam que ser vul­ne­rável é o mesmo que ser fraco.

The Velvet Rage: Overcoming the Pain of Growing Up Gay in a Straight Man's World - Alan Dows

Livro The Velvet Rage
O homem gay de hoje goza de uma acei­tação so­cial sem pre­ce­dentes e du­ra­mente con­quis­tada. Apesar desta vi­tória, no en­tanto, ainda existem sé­rios pro­blemas. A pre­va­lência de abuso de subs­tân­cias, de de­pressão, de sui­cídio e da com­pulsão por sexo, entre ho­mens ho­mos­se­xuais, tem se man­tido alta  nos úl­timos tempos, fa­zendo com que muitos per­guntem: “Es­tamos re­al­mente me­lhores?”
The Velvet Rage des­creve apai­xo­na­da­mente os es­tá­gios da jor­nada de um homem gay e ofe­rece es­tra­té­gias prá­ticas e ins­pi­ra­doras para parar o ciclo de evi­tação e auto – com­por­ta­mento de der­rota. Atu­a­li­zado para re­fletir os efeitos das muitas mu­danças so­ciais, cul­tu­rais e po­lí­ticas re­centes, The Velvet Rage é um livro po­de­roso que já mudou o dis­curso pú­blico sobre a cul­tura gay e ajudou a moldar a iden­ti­dade de toda uma ge­ração de ho­mens gays.

Sete Principios para o Casamento Dar Certo - John Gottman

Livro Sete Princípios para o Casamento Dar Certo
Crise dos sete anos… dos dez… Pa­rece que ca­sa­mento e crise foram feitos um para o outro. Afinal, de­pois que as es­covas de dentes passam a di­vidir o mesmo ba­nheiro, muita coisa muda na vida do casal. Surgem as pe­quenas ir­ri­ta­ções do co­ti­diano, as im­pa­ci­ên­cias. ‘Fe­lizes para sempre’, só no úl­timo ca­pí­tulo das no­velas de tevê. Ha­verá um outro ca­minho que não o di­vórcio ou a aco­mo­dação para lidar com os pro­blemas da vida a dois?
Dr. John Gottman, que ficou co­nhe­cido em todo o mundo com a pu­bli­cação da obra A in­te­li­gência emo­ci­onal e arte de educar seus fi­lhos, en­con­trou res­postas para esta per­gunta. Da mesma forma que Master & Johnson foram pi­o­neiros no es­tudo da se­xu­a­li­dade hu­mana, John Gottman re­vo­lu­ci­onou o es­tudo do ca­sa­mento. Pes­qui­sando por mais de vinte anos os há­bitos dos par­ceiros con­ju­gais, suas des­co­bertas con­se­guiram mudar o rumo de mi­lhares de ca­sa­mentos pro­ble­má­ticos.
Neste livro, Gottman apre­senta aos ca­sais novas es­tra­té­gias para manter a união, le­vando-os a um re­la­ci­o­na­mento mais har­mo­nioso e du­ra­douro. Entre elas, en­sina o pro­fessor, a atenção aos pe­quenos mo­mentos do dia-a-dia é que pode pre­servar a magia da vida a dois; a va­lo­ri­zação das coisas sim­ples que pro­por­ci­onam ao casal bases só­lidas para so­lu­ci­onar os ine­vi­tá­veis con­flitos; a des­co­berta de formas sau­dá­veis de con­viver com ques­tões que não podem ser re­sol­vidas.
Re­pleto de ques­ti­o­ná­rios e exer­cí­cios, cuja efi­cácia tem sido com­pro­vada em con­cor­ridos workshops mi­nis­trados por Gottman, este livro é um guia de­fi­ni­tivo para quem de­seja um re­la­ci­o­na­mento que tire o maior pro­veito e prazer da vida con­jugal.


Devagar - Carl Honoré

Livro Devagar
Carl Ho­noré mostra que a cul­tura da ve­lo­ci­dade teve início du­rante a Re­vo­lução In­dus­trial, foi im­pul­si­o­nada pela ur­ba­ni­zação e cresceu de­sen­fre­a­da­mente com os avanços da tec­no­logia no sé­culo XX. Com o mundo em plena ati­vi­dade, o culto à ve­lo­ci­dade nos im­peliu ao co­lapso. Vi­vendo no li­mite da exaustão, es­tamos sendo cons­tan­te­mente lem­brados por nossos corpos e mentes que o ritmo da vida está gi­rando fora de con­trole.
Este livro traça a his­tória de nossa in­tensa re­lação de pressa com o tempo, e atrela as conseqüên­cias e cha­radas de viver nesta cul­tura ace­le­rada, cri­ação nossa. Por que es­tamos sempre com pressa? Qual a cura para a falta de tempo? É pos­sível, ou até mesmo de­se­jável, de­sa­ce­lerar? Per­ce­bendo o preço que pa­gamos pela ve­lo­ci­dade im­pla­cável, as pes­soas em todo o mundo estão rei­vin­di­cando o tempo delas e de­sa­ce­le­rando o passo – vi­vendo mais fe­lizes e, conseqüen­te­mente, de forma mais pro­du­tiva e sau­dável. Uma re­vo­lução ‘De­vagar’ está acon­te­cendo.