Hora de reciclar planos e metas


Hora de reciclar planos e metasDepois de horas de trabalho, admiro com satisfação as duas pilhas de sacolas em meu quarto: de um lado, tralhas que eu já deveria ter jogado fora há muito tempo; de outro, roupas, sapatos, bolsas e outros itens que, embora guardados com muito carinho, já não mais fazem parte do meu dia-a-dia, e por isso merecem ser doados para alguém que precisa deles mais do que eu.
Sempre encarei as férias de verão como uma espécie de rito de passagem. Acho que por conta de toda aquela expectativa de um novo ano letivo, não tanto pelo início iminente das aulas, mas principalmente pelo upgrade: “Eu sou da oitava série agora”.
 
Já faz alguns anos que esse período não representa necessariamente uma “promoção” ou mesmo “férias”. Ainda assim, de um modo ou de outro, essa época sempre marca uma nova fase em minha vida. Em meio ao corre-corre do trabalho, esse é o mês em que dou um jeito de dar uma fugida para a praia. É contemplando o mar que novas metas e planos de ação são traçados. Aproveito ainda para fazer aquela pausa estratégica, ficar mais perto dos amigos e da família e reavaliar se estou de fato priorizando o que realmente tem maior significado e importância para mim.
 
Engraçado é perceber como a tradicional arrumação do quarto torna visível o amadurecimento com o passar do tempo. Eu tenho uma estante fixada na parede que me acompanha desde os três anos de idade. Ela já foi preenchida com bonecas, bichinhos de pelúcia, cartuchos de videogame, fitas VHS de desenhos da Disney, livros didáticos e CDs de boys band. Hoje a estante deu lugar a livros que eu mesma escolhi (e não mais os que a escola determinou) e a filmes de gêneros variados. Parece bobo, mas sinto que cada ursinho retirado das prateleiras significou mais um passo rumo à vida adulta.
 
Acho que é por isso que a animação que fechou a trilogia de Toy Story emocionou tanta gente nos cinemas, pois não há quem não tenha se identificado com a história do garoto que, ainda que com certa relutância, deixa os seus brinquedos de lado quando é chegada a hora de crescer.
 
E você? Já deu aquela geral no quarto e formulou seus planos para o novo ano?
 
 
Cíntia Reinaux tem orgulho de ser pernambucana, canhota e representante da geração Y. Ah! E ela também adora encontrar conexões entre assuntos aparentemente não-relacionados. Apaixonada por RH, a administradora formada pela UPE já atuou na área dentro e fora do Brasil. Nas horas vagas, ela gosta de tocar violão, contar histórias e escrever em seu blog pessoal, o Vida de Trainee.