Reescreva seu Livro de Regras do TOC

1. Cons­trua sua mo­ti­vação. Re­co­nheça como você fi­cará me­lhor sem o TOC. O TOC teve im­pacto sig­ni­fi­ca­tivo em sua vida. Ele o im­pede de fazer coisas que ou­tras pes­soas fa­cil­mente fazem. Pode in­ter­ferir em seu tra­balho, re­la­ci­o­na­mentos, lazer e em muitas ou­tras coisas. Mas para mo­di­ficá-lo você terá de fazer al­gumas coisas que são des­con­for­tá­veis.

2. Exa­mine por que suas ob­ses­sões são ir­ra­ci­o­nais ou de­ma­siado ex­tremas. O que a maior parte das pes­soas pen­saria, já que elas têm os mesmos pen­sa­mentos que você? Por que elas não são ob­ses­sivo-com­pul­sivas? Talvez elas aceitem seus pen­sa­mentos e dêem con­ti­nui­dade à vida nor­mal­mente.
3. Exa­mine suas crenças ne­ga­tivas sobre pen­sa­mentos in­tru­sivos. Per­gunte-se se você re­al­mente pre­cisa prestar atenção aos pen­sa­mentos, se os pen­sa­mentos re­al­mente o tornam uma pessoa res­pon­sável, se mudam ou so­bre­car­regam sua re­a­li­dade ou se você re­al­mente pre­cisa su­primi-los.
4. Mude seu re­la­ci­o­na­mento com seus pen­sa­mentos. Seja re­cep­tivo a seu pen­sa­mento, ob­serve-o flu­tuar como uma folha sobre a água e tome conta de seu pen­sa­mento como se ele fosse uma pessoa so­li­tária.
5. Evite au­to­mo­ni­torar seus pen­sa­mentos. Você pode pra­ticar per­mitir que sua mente se afaste das ob­ses­sões quando elas ocorrem. Por exemplo, pode per­mitir que sua mente re­en­foque vá­rios ob­jetos do local em que você es­tiver, con­tando-os e des­cre­vendo formas e cores. Isso de­monstra que não é pre­ciso prestar atenção a seu pen­sa­mento.
6. Pra­tique o pen­sa­mento em vez de su­primí-lo. Se você tiver medo do pen­sa­mento “Posso ficar louco”, pra­tique dizê-Io em voz alta 15 mi­nutos por dia. Você cons­ta­tará que não vai ficar louco – na ver­dade, fi­cará en­te­diado. Isso deve provar que ter um pen­sa­mento não é pe­ri­goso.
7. Eli­mine com­pul­sões. Iden­ti­fique um “ga­tilho” para suas ob­ses­sões e com­pul­sões. Por exemplo, se você tem a com­pulsão de lavar as mãos. o ga­tilho pode ser sujá-las. Co­loque suas mãos em um local sujo – por exemplo, es­fregue as mãos no chão ou mexa na cesta do lixo seco. Suje suas mãos. De­pois, não as lave du­rante uma hora. To­lere a an­si­e­dade. Se você tem medo de co­meter um erro, pra­tique co­meter erros nos pa­péis e fa­zendo contas. A isso cha­mamos de ex­po­sição com pre­venção de res­posta.
8. Atrase suas com­pul­sões. É di­fícil eli­minar com­ple­ta­mente a com­pulsão num pri­meiro mo­mento. Atrase-a. Quando per­ceber sua ob­sessão, tente es­perar 20 mi­nutos antes de dar início a seu com­por­ta­mento com­pul­sivo. Isso en­fra­que­cerá o de­sejo de dar início a tal com­por­ta­mento.
9. Mo­di­fique a com­pulsão. Suas com­pul­sões podem ser bas­tante rí­gidas. Romper com elas pode im­plicar mo­di­ficá-las. Por exemplo, se você sentir a ne­ces­si­dade de re­petir algo in­de­fi­ni­da­mente, in­ter­rompa a re­pe­tição; faça algo di­fe­rente em meio às suas re­pe­ti­ções. Se você tem ri­tuais de se lavar a todo mo­mento, tente uma ma­neira di­fe­rente de se lavar. Muitas pes­soas re­petem suas com­pul­sões até que atinjam uma sen­sação de fi­na­li­zação. Tente mo­di­ficar isso, en­cer­rando a com­pulsão antes de sentir tal sen­sação.
10. Pla­neje a re­caída. O TOC terá va­ri­a­ções de in­ten­si­dade. Mesmo que você tenha su­cesso em re­vertê-Io, há uma boa chance de que os pen­sa­mentos e ur­gên­cias re­tor­narão. Não fique alar­mado. Isso sim­ples­mente sig­ni­fica que você deve, mais uma vez, im­ple­mentar as téc­nicas que acabou de aprender.

Ba­seado em: Leahy, R. L.(2011). Livre de An­si­e­dade. Porto Alegre: Artmed.