Campanha Janeiro Branco

Assim como o agosto azul, o setembro amarelo e o outubro rosa possuem como estratégia chamarem a atenção para as temáticas do cuidado da saúde do homem, do suicídio e do câncer de mama, respectivamente, o janeiro branco também tem um excelente propósito. Desde 2014, esse mês vem sendo associado cada vez mais à promoção da Saúde Mental e, consequentemente, ao combate ao adoecimento emocional.

A Campanha do Janeiro Branco tem como objetivo incentivar as pessoas à um momento de reflexão sobre os seus atuais relacionamentos, sentimentos, a intensidade do seu sofrimento, bem como sobre as suas frustrações, pensamentos mais recorrentes e comportamentos disfuncionais. O convite a esse autoconhecimento visa explicitar a tamanha importância da valorização da subjetividade humana, evitando que muitos tabus subestimem o sofrimento vivenciado pelo indivíduo.

Além do convite para pensar sobre suas próprias questões de vida e saúde mental, a Campanha do Janeiro Branco também acaba por auxiliar familiares que acompanham um ente querido no enfrentamento de algum transtorno mental. A campanha auxilia no momento em que promove também a psicoeducação das instituições sociais, fazendo com que elas reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações voltadas à promoção da Saúde Mental. Dessa forma, tentam torná-las cada vez mais preparadas para acolher indivíduos em sofrimento e seus familiares. E tal preparação se dá, principalmente, pela via do “cuidar de si para poder cuidar do outro”.

A Campanha do Janeiro Branco atua de diversas formas para atingir o seu objetivo. Assim como as outras campanhas, ela realiza debates, reflexões, mini palestras, palestras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias e outras formas de ações e intervenções urbanas. No próprio site da campanha, é possível encontrar inúmeros exemplos de ações e intervenções realizadas em hospitais, pontos de ônibus, parque da cidade, ou ainda com os bombeiros e os policiais militares das cidades.

No dia 7 de dezembro, o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal discutiu sobre a Campanha do Janeiro Branco com o objetivo de propor ações de conscientização a serem realizadas em Brasília no ano de 2018. Acompanhe o INCB pelo site e pelas redes sociais para atualizar-se sobre a campanha, pois assim que o cronograma de 2018 for divulgado, o INCB compartilhará com você!