A Maestria no Desenvolvimento de Pessoas - RH Estratégico

RH Estratégico
26112012133119Gestão de pessoas.jpgComo o ferro amola o ferro, pessoas se desenvolvem no convívio com pessoas. O RH Estratégico tem o papel de conduzir o processo para alterar o DNA organizacional, e levar seus membros a ter atenção aos detalhes que são condutores de colaboração, estimulo e valorização do outro, que no cotidiano são deixados de lado. Através de pesquisa identifica, qualifica e formalização a Cultura Organizacional e os Valores, realiza-se o planejamento para comunicar, socializar, estimular, instrumentalizar e conduzir todos os membros: Liderança e Liderados da organização para a prática de desenvolver pessoas. 

Como Fazer:
A organização - identificar quem somos e o que queremos 
A organização é essencialmente composta pelas pessoas, pessoas enquanto individuo humano, com aspecto físico e psicológico que o definem pelo seu caráter singular e único na visão da psicologia, ser social dotado de sensibilidade, inteligência e vontade propriamente humana. Mas, na sua empresa o que são Pessoas? É a essência da sua organização? É o alvo dos programas e políticas do RH estratégico? Qual a estratégia do RH, para treinar a liderança para influenciar comportamento, no alcance dos resultados necessários e esperados? 

Programas e Políticas de RH para Pessoas - ter o hábito de transformar vidas 

Os programas devem atender as necessidades reais das pessoas, fornecendo aos membros da organização o que eles de fato necessitam não o que eles querem. Provocar uma mudança real e existencial para todos, que se dispuser a atuar como participante. Sentimento de pertença - 

Ter o hábito de incluir pessoas é indispensável que o desenvolvimento das estratégias de RH promova nas pessoas um sentimento de ser parte integral, de formar em unidade com outros o todo do projeto da organização, de ser interdependente, de atuar não como espectador do processo de construção e sim, como construtor ativo, que estabelece uma relação de propriedade. 

Dificuldades - Ter o hábito de tratar adequadamente as dificuldades.Cultura Organizacional não identificada - Impossível para a liderança ter unidade no trabalho, se o RH não iniciar identificando qual a cultura atual e a ideal para o desenvolvimento do negócio de acordo com as aspirações dos investidores. 

Você sabe qual a Cultura da empresa da qual faz parte?
Lideres que não são educadores 
A difícil tarefa de educar é vivenciada todo o tempo no ambiente organizacional. O RH estratégico deve contemplar programas internos e externos de desenvolvimento, de liderança, para torna-los educadores de seus liderados e multiplicadores de comportamento. Educar é o caminho. 

Desistir do liderado - Evitar fazer comparações entre os liderados na equipe é a chave para potencializar esforços na descoberta dos pontos fortes e pontos de melhoria de todos os membros e desenvolve-los. Um homem não deve ser julgado por um ato. Evite baixas na equipe. 


Não valorizar o erro - Erros são perolas. A adoção do processo de melhoria continua através da utilização de ferramentas da qualidade, faz do erro o caminho para o acerto. Separe a pessoa do erro, trate a causa, e transforme o efeito em resultado de aprendizagem e conformidade que é igual à lucratividade. Que tratamento tem recebidos os erros no dia a dia organizacional?

Ausência de convicção - Ponha um espelho diante de si mesmo e se permita enxergar suas crenças limitantes, seus valores, dê inicio a um processo de analise, decisão e ação rumo ao desenvolvimento para o alcance de uma melhor performance, somente as pessoas que têm crenças e opiniões arraigadas com os seus propósitos obterão êxito. Como coach, tenho vivenciado essa verdade no processo de coaching. Conhece-te a ti mesmo (Sócrates).

Quando iniciar e quando terminar - O habito do corpo a corpo O desenvolvimento de pessoas se inicia quando há o valor real no DNA da organização de valorizar pessoas, e a liderança é multiplicadora dessa filosofia e nenhum método pode ser mais efetivo que o corpo a corpo exercido com excelência por aqueles que são os responsáveis por difundir a cultura da organização.

O grande segredo é que: feedback, treinamento, integração e ambientação dos colaboradores e também da sua família, celebrações, políticas e programas por si só não transformam nenhum ambiente, mas sim, a "atitude" que é o saber ser, que gera um ambiente apoiador, humanista, de confiança, de respeito ao individuo, de gentileza, sendo responsável por aproximar pessoas, formar times imbatíveis, e transformar empresas em fortalezas lucrativas para todos os stakeholders. Quando termina? Nunca se esqueça de lembrar-se, de nunca se esquecer: Pessoas fazem a diferença nas empresas de sucesso.

Não valorizar o erro - Erros são perolas. A adoção do processo de melhoria continua através da utilização de ferramentas da qualidade, faz do erro o caminho para o acerto. Separe a pessoa do erro, trate a causa, e transforme o efeito em resultado de aprendizagem e conformidade que é igual à lucratividade. Que tratamento tem recebidos os erros no dia a dia organizacional?

Ausência de convicção - Ponha um espelho diante de si mesmo e se permita enxergar suas crenças limitantes, seus valores, dê inicio a um processo de analise, decisão e ação rumo ao desenvolvimento para o alcance de uma melhor performance, somente as pessoas que têm crenças e opiniões arraigadas com os seus propósitos obterão êxito. Como coach, tenho vivenciado essa verdade no processo de coaching. Conhece-te a ti mesmo (Sócrates).

Quando iniciar e quando terminar - O habito do corpo a corpo O desenvolvimento de pessoas se inicia quando há o valor real no DNA da organização de valorizar pessoas, e a liderança é multiplicadora dessa filosofia e nenhum método pode ser mais efetivo que o corpo a corpo exercido com excelência por aqueles que são os responsáveis por difundir a cultura da organização.

O grande segredo é que: feedback, treinamento, integração e ambientação dos colaboradores e também da sua família, celebrações, políticas e programas por si só não transformam nenhum ambiente, mas sim, a "atitude" que é o saber ser, que gera um ambiente apoiador, humanista, de confiança, de respeito ao individuo, de gentileza, sendo responsável por aproximar pessoas, formar times imbatíveis, e transformar empresas em fortalezas lucrativas para todos os stakeholders. Quando termina? Nunca se esqueça de lembrar-se, de nunca se esquecer: Pessoas fazem a diferença nas empresas de sucesso.

Fonte: Portal Educação