RECURSOS HUMANOS - 5 regras de etiqueta para você no trabalho



Para não comprometer o seu bem estar e nem o dos seus colegas, saber se portar no trabalho é uma obrigação

Para que o ambiente de trabalho seja confortável para todos os funcionários, é necessário que as pessoas se comportem de acordo com algumas regras, estabelecidas pela empresa.

No entanto, em muitos casos, mesmo as regras que a empresa impõe podem deixar o funcionário desconfortável. Saber se portar no escritório é fundamental. Confira 5 regras de etiqueta que vão melhorar a convivência na empresa:



Seja humilde

Nunca use a sua posição para amedrontar ou conseguir coisas com os outros funcionários. Isso acaba com a união e a lealdade da equipe. Você pode ser um ótimo profissional e ocupar um cargo de chefia, mas trate seus inferiores de igual para igual.

Vista-se respeitavelmente

Provavelmente o seu escritório tem um código de vestimenta. Apesar dele, tenha consciência na hora de se vestir. Evite roupas curtas ou decotadas demais, assim como as que estiverem com aparência de velhas ou sujas.

Lembre as ocasiões especiais

Mesmo que o seu dia esteja lotado, reserve uns segundinhos para parabenizar seus colegas por boas atuações ou comemorar o aniversário de alguém que se deu o trabalho de levar um bolo para o escritório. Isso significa muito para os colegas e garante uma convivência amigável.

Dome aparelhos eletrônicos

Ninguém é obrigado a escutar a sua música favorita a cada vez que seu telefone toca. Especialmente porque esse tipo de ruído interrompe conversas importantes e tira a concentração das pessoas. Coloque um toque baixo no seu celular ou, melhor ainda, deixe o aparelho no vibracall.

Etiqueta dos e-mails

Conversas por e-mail são muito impessoais e deixam margem para interpretações muito amplas. Procure ser bastante específico, político e educado em seus e-mails, para não parecer rude e criar inimizades de graça. Não envie anexos enormes e sempre responda os e-mails. As dicas são da Rede Universia.