MOTIVAÇÃO - Iniciativa e Reconhecimento

 
Por: Mauricio Louzada
Gostaria que você começasse esta leitura fazendo uma rápida reflexão: o que você mais espera da empresa na qual você trabalha? Antes de continuar para as próximas linhas, tente responder, em apenas uma palavra qual seria a atitude que mais lhe agradaria vinda da empresa em que você atua.

Não sei qual a resposta que você deu, mas tenho certeza que de alguma forma ela está relacionada com o reconhecimento. Talvez você tenha pensado em aumento de salário, promoção, bonificação ou simplesmente um sonoro "muito obrigado" em público, para que todos vejam que o esforço valeu a pena. De qualquer forma, qualquer uma destas possibilidades está relacionada ao reconhecimento.

Mas e se fizéssemos a pergunta contrária? O que a empresa em que você trabalha mais espera de você? Aí fica mais difícil de responder. Talvez você nem se arrisque a fazê-lo, mas vou compartilhar com você qual seria a resposta mais provável: o que as empresas mais esperam de seus colaboradores é a "iniciativa". Esta é uma característica rara e por isso muito valiosa no mundo corporativo.

A iniciativa diferencia as pessoas de sucesso daquelas que vivem lamentando as injustiças cometidas contra elas. Pessoas de iniciativa são facilmente notadas em uma organização, pois possuem algumas características e atitudes peculiares. Relacionei algumas delas:
Pessoas de iniciativa são aquelas que:

- fazem o que precisa ser feito, sem esperar que alguém mande fazer
- apresentam soluções viáveis para os problemas, e não apenas os levam aos seus superiores
- estão sempre prontas para colaborar e apoiar quem precisa, porque os objetivos comuns estão acima de quaisquer níveis hierárquicos ou desavenças pessoais
- não se intimidam com grandes objetivos, pois são movidas por desafios
- são autogerenciáveis no que diz respeito ao tempo, prazos e metas, por reconhecerem a importância destes elementos no sucesso da empresa, e por consequência no seu próprio sucesso
- dão ideias para melhoria contínua, sabendo que nem todas serão aceitas, mas que sempre vale a pena contribuir para o crescimento dos resultados e do ambiente em que trabalham
- não têm tempo para lamentar as injustiças e espalhar as "fofocas" da rádio-peão, pois estão continuamente envolvidas com o trabalho
- são empreendedoras em suas áreas, com um forte sentimento de "ownership" (atuam como se fossem donas da empresa)
Talvez você imagine que seja muito difícil desenvolver profissionais com todas as características acima. Na verdade, todas elas derivam de uma única fonte: a percepção de que é preciso fazer "mais" do que aquilo que esperam da gente.
Precisamos superar as expectativas da empresa em que atuamos, porque na verdade, temos com ela uma relação de fornecedor e cliente.
E assim, entregando para a empresa aquilo que ela mais espera (iniciativa), ela não terá outro caminho, senão entregar para o colaborador aquilo que ele mais almeja: o reconhecimento.
Afinal, nenhuma empresa que perder um profissional tão raro no mercado: o profissional que faz as coisas acontecerem. Esse profissional é você?