RECONHECIMENTOS DAS INFORMAÇÕES
Na
memória de reconhecimento, o material aprendido anteriormente é identificado
corretamente. Nesse tipo de memória a maior eficácia são pra imagens,
fotografias ou qualquer coisa que envolva imagens. O reconhecimento é geralmente
superior à lembranças.
REAPRENDER AS INFORMAÇÕES
Aprender
de novo algo que foi aprendido anteriormente. Usado para medir a memória do
aprendizado anterior.
MEMÓRIA IMPLICITA
Memória
que uma pessoa não sabe que existe, é uma memória que é recuperada
inconscientemente.
MEMÓRIA EXPLÍCITA
Memória
que uma pessoa tem consciência que possui, é uma memória que se recupera
conscientemente.
ATIVAÇÃO
Facilitar
a recuperação de uma memória implícita, usando dicas para ativar as lembranças
escondidas.
IMAGENS EIDÉTICAS( MEMÓRIA
FOTOGRÁFICA)
A
capacidade de reter uma imagem mental projetada por tempo suficiente para
usá-la como fonte de informação. A criação de imagens eidéticas pode ser
encontrada em adulto muito raramente, pois ocorre na infância
MEMORIA EXCEPICIONAL
São
aquelas pessoas que possuem um dom de armazenar e recuperar algo na memória rapidamente,
muito dessas pessoas usam de estratégias e técnicas pra memorização alem de têm
interesses e conhecimentos especializados que fazem com que certos tipos de
informações sejam mais fáceis de codificar e lembrar, e também têm freqüência e
habilidades de memória naturalmente superiores, inclusive imagens mentais
vívidas.
A causa mais comum do esquecimento é a falha na
codificação das informações. O esquecimento na memória sensorial e na memória
de curto prazo provavelmente reflete a decadência dos traços da memória no
sistema nervoso. A decadência ou falta de uso das memórias também pode ser
responsável pela perda na memória de longo prazo.muito do esquecimento pode ser
atribuídos a interferências.
REPRESSÃO E SUPRESSÃO DE MEMÓRIA
Algum
tipo de memória é mantido fora da consciência por manter relação com algo
doloroso ou traumático para o sujeito, então a Repressão é o esquecimento da
dor, do embaraço, ou de memórias traumáticas. Pensa-se que a repressão é
inconsciente, diferentemente da supressão, que é a tentativa consciente de
evitar pensar sobre algo.
FLASH DE MEMÓRIA
São
imagens que parecem estar congeladas na memória nos momentos de tragédia
pessoal, acidentes ou outros eventos significativos emocionalmente, podem
ocorrer também flashes de memória para eventos positivos.
FORMAÇÃO DA MEMÓRIA
CONSOLIDAÇÃO DE MEMÓRIAS
A
teoria de consolidação diz que os traços de memória permanentes são formados
durante um período critico após o aprendizado. Até que sejam consolidadas, as
memórias de longo prazo são facilmente destruídas. O hipocampo é a área do
cérebro que está ligada à consolidações das memórias. Uma vez que as memórias
são consolidadas, elas parecem ficar armazenadas no córtex cerebral.
O CÉREBRO E A MEMÓRIA
O
cérebro é essencial para nossa memória, como o córtex, o hipocampo, alguma
áreas do córtex cerebral são mais importantes para a memória do que outras, por
isso que algumas pessoas com trauma no córtex podem sofrer perda de memória.
APERFEIÇOANDO A MEMÓRIA
A
memória pode ser melhorada usando o feedback, recitação e ensaio, por meio de
seleção e organização das informações, bem como do método progressivo de
partes, práticas espaçada, muito estudo e estratégias de busca ativa. Os
efeitos da posição serial, sono, revisão, pistas, e elaboração também devem ser
mantidos em mente quando se está estudando ou memorizando. Já os sistemas
mnemônicos usam imagens mentais e associações incomuns para ligar novas
informações a memórias familiares já armazenadas na MLP. Tais estratégias dão
significados às informações pessoais e tornam mais fácil a recuperação.