Processos Psicológicos Básicos


RECONHECIMENTOS DAS INFORMAÇÕES

            Na memória de reconhecimento, o material aprendido anteriormente é identificado corretamente. Nesse tipo de memória a maior eficácia são pra imagens, fotografias ou qualquer coisa que envolva imagens. O reconhecimento é geralmente superior à lembranças.

REAPRENDER AS INFORMAÇÕES

            Aprender de novo algo que foi aprendido anteriormente. Usado para medir a memória do aprendizado anterior.

MEMÓRIA IMPLICITA

            Memória que uma pessoa não sabe que existe, é uma memória que é recuperada inconscientemente.

MEMÓRIA EXPLÍCITA

            Memória que uma pessoa tem consciência que possui, é uma memória que se recupera conscientemente.

ATIVAÇÃO

            Facilitar a recuperação de uma memória implícita, usando dicas para ativar as lembranças escondidas.

IMAGENS EIDÉTICAS( MEMÓRIA FOTOGRÁFICA)

            A capacidade de reter uma imagem mental projetada por tempo suficiente para usá-la como fonte de informação. A criação de imagens eidéticas pode ser encontrada em adulto muito raramente, pois ocorre na infância

MEMORIA EXCEPICIONAL

            São aquelas pessoas que possuem um dom de armazenar e recuperar algo na memória rapidamente, muito dessas pessoas usam de estratégias e técnicas pra memorização alem de têm interesses e conhecimentos especializados que fazem com que certos tipos de informações sejam mais fáceis de codificar e lembrar, e também têm freqüência e habilidades de memória naturalmente superiores, inclusive imagens mentais vívidas.

 ESQUECIMENTOS, FALHA NA CODIFICAÇÃO, DECADÊNCIA DA MEMÓRIA

            A  causa mais comum do esquecimento é a falha na codificação das informações. O esquecimento na memória sensorial e na memória de curto prazo provavelmente reflete a decadência dos traços da memória no sistema nervoso. A decadência ou falta de uso das memórias também pode ser responsável pela perda na memória de longo prazo.muito do esquecimento pode ser atribuídos a interferências.

REPRESSÃO E SUPRESSÃO DE MEMÓRIA

            Algum tipo de memória é mantido fora da consciência por manter relação com algo doloroso ou traumático para o sujeito, então a Repressão é o esquecimento da dor, do embaraço, ou de memórias traumáticas. Pensa-se que a repressão é inconsciente, diferentemente da supressão, que é a tentativa consciente de evitar pensar sobre algo.

FLASH DE MEMÓRIA

            São imagens que parecem estar congeladas na memória nos momentos de tragédia pessoal, acidentes ou outros eventos significativos emocionalmente, podem ocorrer também flashes de memória para eventos positivos.


FORMAÇÃO DA MEMÓRIA
CONSOLIDAÇÃO DE MEMÓRIAS
           
            A teoria de consolidação diz que os traços de memória permanentes são formados durante um período critico após o aprendizado. Até que sejam consolidadas, as memórias de longo prazo são facilmente destruídas. O hipocampo é a área do cérebro que está ligada à consolidações das memórias. Uma vez que as memórias são consolidadas, elas parecem ficar armazenadas no córtex cerebral.

O CÉREBRO E A MEMÓRIA

            O cérebro é essencial para nossa memória, como o córtex, o hipocampo, alguma áreas do córtex cerebral são mais importantes para a memória do que outras, por isso que algumas pessoas com trauma no córtex podem sofrer perda de memória.

APERFEIÇOANDO A MEMÓRIA

            A memória pode ser melhorada usando o feedback, recitação e ensaio, por meio de seleção e organização das informações, bem como do método progressivo de partes, práticas espaçada, muito estudo e estratégias de busca ativa. Os efeitos da posição serial, sono, revisão, pistas, e elaboração também devem ser mantidos em mente quando se está estudando ou memorizando. Já os sistemas mnemônicos usam imagens mentais e associações incomuns para ligar novas informações a memórias familiares já armazenadas na MLP. Tais estratégias dão significados às informações pessoais e tornam mais fácil a recuperação.



 Cristiano Lima