Teste de Orientação no Eneagrama

Participe agora desse Sorteio em: 
https://www.instagram.com/p/ButRrTVHFiH/

 Sorteio


[TESTE] Que tipo de profissional você é? Faça o teste eneagrama e descubra


Você já deve ter ouvido falar dos “testes de Facebook”. Sim, aqueles que, por menos confiáveis que pareçam, têm feito um sucesso estrondoso mundo afora. Servem tanto para você descobrir se fará sucesso neste ano como para descobrir qual figura histórica você foi numa vida passada, ou mesmo qual seria o seu nome caso fosse um planeta. Pois bem: o teste de eneagrama, do qual trataremos aqui vai te ajudar a descobrir que tipo de profissional você é.
Mas com uma diferença importante: ao contrário dos testes de redes sociais, esse tem origem em um modelo comprovadamente eficaz. É ciência pura, sendo, portanto, altamente confiável.

O que é o teste eneagrama?

Trata-se de um modelo que descreve as diferenças individuais tendo por base nove (ennea, em grego) tipos de pessoas. E é ilustrado por um eneagrama propriamente dito – uma forma geométrica com nove lados.
teste eneagrama imagem
Assim, o teste eneagrama descreve nove tipos de personalidade que são interconectadas e facilmente observáveis no dia a dia. É um modelo que vem sendo bastante utilizado em empresas para a seleção de pessoal. Embora não seja ensinada ou pesquisada na maioria das universidades de psicologia, a metodologia é relativamente popular no meio empresarial.

De onde vem?

Fontes indicam que pesquisadores encontraram modelos parecidos do Eneagrama já no século IV, em Alexandria.
No entanto, o eneagrama moderno foi elaborado pelo pesquisador boliviano Oscar Ichazo em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” (“Eneágono das fixações do Ego”, literalmente) na década de 1950, quando começou a ensiná-lo em workshops de desenvolvimento pessoal. O programa de desenvolvimento pessoal de Ichazo incluía o teste e a utilização de outros símbolos e simbolismos. Foi iniciado no Chile e, posteriormente nos Estados Unidos, já com o nome de Eneagrama da Personalidade.
Claudio Naranjo, psiquiatra chileno, aprendeu o teste eneagrama nos cursos de Ichazo e também o levou para os Estados Unidos, mas com algumas modificações a partir de seu próprio estilo. Naranjo passou a ensiná-lo para públicos muito diversificados.
Hoje, após uma série de aprimoramentos, o teste eneagrama se tornou um reconhecido modelo de autoconhecimento. É uma técnica bastante eficaz para fortalecer os aspectos positivos dos nossos comportamentos pessoais e profissionais, além de orientar como superar os comportamentos considerados “fracos”. No entanto, é importante salientar que o resultado não deve ser visto como determinante para uma análise sobre qualquer profissional.
Como realizar o teste?
É simples, mas requer um certo tempo – e atenção total! O teste abaixo representa um recorte das perguntas do teste completo, geralmente aplicado por institutos e empresas especializadas em gestão de pessoas.
Caso queira, compartilhe o teste com a sua equipe. Um pouco de autoconhecimento nunca faz mal a ninguém.
Vamos lá:

Os Tipos de Personalidade no Eneagrama

No eneagrama, contamos com nove tipos de personalidade:

1) Perfeccionista, Reformista

A ideia central para o primeiro tipo é a perfeição. Por isso, centra toda a sua atenção no erro, no que deve ser corrigido. A sua fixação egóica é o ressentimento.
Frase: “Eu faço do meu jeito”.

2) Prestativo, Manipulador

O ponto central para o segundo tipo é ser amado pelos demais. Por isso, é chamado de prestativo e ajudará em todas as situações em que puder.
Frase: “Eu devo ajudar os outros”.

3) Bem-sucedido, Competitivo

A competitividade é a ideia central para o terceiro tipo. Ou seja, eles querem a todo custo o sucesso. Buscam ser bem-sucedidos e este é o seu objetivo mais importante.
Frase: “Eu preciso ser bem-sucedido”

4) Individualista

O individualista deseja o autoconhecimento, a autocompreensão e, com isso, desenvolve frequentemente ideias e projetos originais. No lado negativo, pode ser melancólico e introspectivo demais.
Frase: “Eu sou único”.

5) Observador, Pensador

A ideia central para o tipo cinco é o conhecimento total. Com sua observação apurada e constante, ele procura sempre entender mais o mundo e as pessoas, num ciclo eterno para usar o conhecimento adquirido e aprender mais.
Frase: “Eu preciso entender o mundo”.

6) Questionador

É o cético. Podemos notar, nesta tendência, a representação de um único tipo, na via negativa e na via positiva.
Frase: “Eu sou cético”.

7) Sonhador, Impulsivo

O tipo sonhador é um dos mais facilmente reconhecíveis. A ideia central é a busca pela felicidade, a busca pela alegria. É normalmente muito divertido e otimista e está sempre pronto para ouvir uma nova ideia, para sonhar um novo projeto. Na forma negativa, podem ser impulsivos e volúveis, indo cada hora na direção de um novo sonho.
Frase: “Eu sou feliz e aberto a novas ideias”.

8) Confrontador, Líder

O tipo oito é aquela pessoa que está sempre se confrontando com os demais. Por essa única característica, já apresenta grande tendência para liderança de grupos e pessoas. São motivados para a ação, e positivamente conseguem motivar as pessoas para atingir os seus objetivos e os objetivos do grupo.
Frase: “Eu devo ser forte”.

9) Pacifista, Preservacionista

Como a própria palavra já diz, o tipo nove é um sujeito que busca a paz, a resolução dos conflitos, das discórdias e das discordâncias. A sua grande tendência é a de buscar e criar a união entre as pessoas.
Frase: “Estou em paz”.


Fonte: http://runrun.it