O TEMPO CINZA E A DEPRESSÃO SAZONAL


O humor podendo variar com o tempoEsse tempo cinza me desanima totalmente... A vontade é esquecer da vida embaixo das cobertas.

Vocês já ouviram falar em Depressão Sazonal? Então, é o que acontece com algumas pessoas devido, resumidamente, a falta de luz solar. Não é só impressão, esse tempo sem graça faz mesmo mal, a não ser para os ursos de plantão que não perdem a oportunidade de tirar uma boa soneca.

Pesquisei um pouco sobre o tema e descobri que alguns dos sintomas típicos da Depressão Sazonal são: dormir mais horas por dia sem sentir-se descansado e ter dificuldade em acordar pela manhã; aumento de apetite, com vontade de comer principalmente carboidratos, chocolate e comidas gordurosas; mudanças na energia e motivação que incluem dificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual; mudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima; piora nos sintomas da TPM.

Ela também afeta principalmente mulheres e é mais predominante entre as idades de 20 a 40 anos, sendo determinada principalmente pela predisposição genética. A depressão sazonal pode ocorrer também fora da estação do inverno, depende da quantidade de luz que recebemos, é por isso que certos países têm uma predominância bem maior de pessoas afetadas pelo transtorno. Índices mostram que a incidência aumenta quanto mais longe o país estiver do Equador.

Com base nessas informações, uma forma eficaz de tratamento para os sintomas é a fototerapia quanto se tratar de um problema devido exclusivamente à falta de luz solar; terapia medicamentosa, principalmente antidepressivos; e psicoterapia que é sempre aconselhável para ajudar o paciente a entender e lidar melhor com o problema.

Me interesso bastante por casos de mudança de humor devido ao tempo/clima e acredito que portadores do Transtorno de Humor Bipolar também devem ser influenciadas de alguma forma, tanto pelo clima frio e cinza, quanto pelo calor e luz solar em excesso. Penso que a chuva e o frio que nos impedem de seguir com a nossa rotina, devem desencadear depressões de forma mais constante no bipolares que já são tão suscetíveis a essas mudanças desagradáveis de humor. E meu palpite quanto ao início da primavera e as delícias do verão... Sem dúvida eles trazem a tona vários episódios de mania ou hipomania. É uma questão de observarmos com outros olhos essas pessoas durante esses climas. Ainda vou trabalhar nisso.

Amo a primavera, e se não fosse a minha falta de proteção (ou gordura) térmica, também seria apaixonada pelo frio. Mas detesto chuva e seus guarda-chuvas! Não gosto de ficar trancada em casa, nem sufocada em mil casacos. Frio bom é aquele que nos dá vontade de ficar abraçado e ao mesmo tempo nos permite ser livres pra apreciar o mundo lá fora.

Gosto de vento gelado no rosto, de andar por ai sem desgosto! (rima linda, não?)


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - por: Bárbara Patrícia Schneider