As dificuldades encontradas na busca de um novo emprego




27012013174708rh.jpg
Estamos no primeiro mês de 2013, de acordo com alguns especialistas é um ótimo momento para arrumar um novo emprego, dar início a uma das metas que muitas pessoas traçaram para esse ano. 

É muito fácil encontrar matérias de especialistas dando dicas de como o candidato deve se comportar na hora da busca pelo novo emprego, são diversas dicas, como você deve se vestir, como você deve falar, como você deve elaborar o seu currículo, o que as empresas esperam dos candidatos, os cursos em alta, etc.. Mas raramente eu vejo matérias falando sobre o que os candidatos acham das empresas de recrutamento e seleção ou dos RH das empresas. Nesse período que eu estou em busca de um novo emprego, estou me deparando com tantas falhas dessas empresas que às vezes eu me questiono quais são os métodos utilizados por esses profissionais. A impressão que tenho é que eles têm tanta pressa em encontrar três candidatos para mandar para o gestor da área que acaba não analisando o nosso currículo antes de agendar a entrevista. 

As falhas mais comuns que eu encontrei nesse período são: 
1. Não analisar o currículo do candidato detalhadamente antes de agendar a entrevista. (Na entrevista percebo claramente que eu não tenho o perfil da vaga). 

2. Falta de informações sobre a vaga, o que eu vou fazer de fato na empresa. 

3. A postura inadequada do selecionador, principalmente quando o selecionador é o gerente do RH. A postura de alguns gerentes de RH me incomodou muito, me deixando desconfortável na hora da entrevista. É claro que se questionar alguns deles, eles vão dizer que agiram assim para analisar como o candidato se comporta sobre pressão, mas eu acredito que é um grande erro. 

Nesse momento eu começo a pensar que está na hora de algumas empresas reverem os seus conceitos em relação a recrutamento e seleção, principalmente as empresas que são especialistas nesse assunto. Um bom caminho seria fazer uma pesquisa com algumas pessoas que estão disponíveis no mercado para saber o grau de satisfação deles com as empresas e com os seus profissionais de RH e assim entrarem em uma sintonia.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO