Princípio do Espelho: a Primeira Pessoa que Devemos Analisar Somos Nós Mesmos


22012013193710dv1080015.jpg
Pessoas que não percebem quem são nem o que fazem geralmente causam prejuízos a seus relacionamentos. É aquela história: o inferno são os outros. Esse princípio parte da premissa de que a primeira pessoa que devo conhecer bem sou eu mesmo – Autoconhecimento. Quem não conhece a si mesmo tem atitude projetiva, tudo é culpa dos outros. Será que somos capazes de olhar para dentro de nós mesmos? Será que se pedíssemos para nossos amigos e familiares descreverem o que mais incomoda no nosso comportamento não seríamos surpreendidos com as respostas? Faça o teste. 


A outra variável dentro deste princípio a ser considerada é que a primeira pessoa com quem devo me dar bem sou eu mesmo – Autoimagem. Uma pessoa que não tem uma imagem positiva de si não tem a capacidade de construir relacionamentos saudáveis. Nesse sentido, é muito importante ter autoconhecimento e buscar formas de gostar e respeitar a si. Outra consideração: a primeira pessoa que cria problemas sou eu – Autocrítica. Lembre-se: o maior obstáculo para suas conquistas é você mesmo. Não é autoajuda e nem visão negativa. É uma questão de olhar para si e ser realista. Se sempre arruma problemas e esses sempre estão relacionados aos seus comportamentos, de quem é a culpa? Mais uma consideração: a primeira pessoa que preciso mudar sou eu – Desenvolvimento Pessoal. 

Tem um trecho bíblico que diz assim: “Hipócrita! Como quer tirar o cisco que está no olho do seu irmão se no seu há uma trava?!” Quem tem por regra problemas em relacionamentos, sempre aponta no outro o que seria importante mudar – o outro – e nunca aponta a si mesmo. Os religiosos sempre usam esta frase nas cerimônias de casamento: “Se você quiser que seu parceiro te faça feliz, você não será feliz. Mas, se você estiver disposto a fazer seu parceiro feliz, então serás feliz”. 

Procuramos sempre a mudança do lado de fora e nunca dentro de nós. Faça o teste. Mude um único comportamento e poderá perceber as mudanças ao seu redor. E, por último: a primeira pessoa que pode fazer a diferença sou eu, ou seja, assumir a Responsabilidade pelos meus resultados.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO