3 dicas de como ser mais feliz no trabalho



Trabalhar pode ser muito estressante. Confira três dicas para lidar com a pressão e as cobranças, de maneira que você tenha qualidade de vida e seja mais feliz


3 dicas de como ser mais feliz no trabalho
3 dicas de como ser mais feliz no trabalho
Chade-Meng Tan é o 107º funcionário da Google. Autor do livro Search Inside Yourself, Tan dedicou-se ao livro nas horas disponíveis dadas pela Google aos funcionários para que trabalhem em projetos escolhidos por eles mesmos.

Com o obra, Tan pretende fazer o mundo um lugar mais feliz para todos. Ele vem ensinando os conceitos do livro há mais de cinco anos e os participantes dos cursos costumam relatar que ele mudou suas vidas. Atualmente, o livro é um dos bestselllers do New York Times.


Para que você seja mais feliz em seu trabalho e vida em geral, não perca alguns conselhos de Chade-Meng Tan:


1) Aprenda a ter calma interior

O trabalho pode ser muito estressante e, em certas fases, uma fonte de grande pressão. Tan recomenda que as pessoas desenvolvam “a habilidade de alcançar uma mentalidade que é calma e clara durante as demandas”. Ele conta, “a analogia é a de um oceano profundo: a superfície é agitada, mas o fundo é muito calmo. Se você for capaz de ir lá no fundo, poderá acessar essa calma e existir em um mundo onde você pode ser calmo e eficiente ao mesmo tempo”. A teoria parece maravilhosa, mas como fazer isso na prática? 


“Acontece que adquirir essa capacidade pode ser muito fácil”, diz Tan. “Ela vem da consciência, e esta acontece com o treinamento da atenção de maneira que você permita que sua mente se estabilize.” Uma maneira de alcançar isso é com algumas sessões breves de meditação diárias. O escritor também recomenda que você foque sua atenção algumas vezes ao dia em sua respiração.


2) Aumente a resiliência emocional
A resiliência, para a psicologia é a capacidade das pessoas de lidar com os problemas. Para Tan, os profissionais precisam aprender a lidar com as falhas. “Considere as emoções simplesmente como sensações psicológicas. Elas podem ser prazerosas ou não, mas são simplesmente experiências. Apenas deixe que elas venham e vão embora como desejarem de maneira bondosa, gentil e generosa. Se você puder fazer isso, se tornará mais resiliente as falhas.”


3) Deseje o sucesso das outras pessoas
“A premissa é de que se você tem que convencer alguém para ajudar você, metade da batalha está perdida”, explica Tan. “Se você for ajudar aos outros de maneira que o sucesso deles também é o seu, fica muito mais fácil. Se você sempre colocar as coisas nesses termos, as pessoas estarão muito mais dispostas a trabalhar com você.” Tan esclarece que um hábito muito poderoso é desejar a felicidade de todos que passam pelo seu caminho. “A razão é criar o hábito mental de maneira que, quando você vê alguém, seu primeiro pensamento é: “eu quero que essa pessoa seja feliz”. As pessoas que você encontrar irão perceber isso de forma inconsciente.”
Fonte: universia.com.br