Gestão: Abordagem sistêmica em empreendimentos familiares



Abordagem sistêmica é fundamental para empresas familiares
A abordagem sistêmica, que está sendo muito usada para diagnósticos e correção de rota em organizações de diversos portes, é ainda mais recomendada para empresas familiares.

Pelo simples fato de que essa prática surgiu como uma técnica terapêutica familiar, seu criador – ainda ativo na prática – Bert Hellinger, de 85 anos, nos ensina que o sistema a que estamos mais vinculados e nos quais sofremos todos os tipos de consequências é justamente o familiar.
Nesse sistema, sem exceções, cada um de nós está necessariamente vinculado e duas ordens são imutáveis: são elas a do pertencimento e a da ordem de chegada. Nesses sistemas elas podem de alguma maneira, ser desrespeitadas e ignoradas trazendo consequências implacáveis para seus integrantes e para o todo, mesmo nós não nos dando conta dessa desordem. A terceira ordem, a do equilíbrio de troca, é mais uma compensação que precisa ser observada constantemente.
Já nos sistemas organizacionais, regidos exatamente pelas mesmas leis, existem diferenças sutis quanto aos sistemas familiares, mas que, por inconsciência ou desconhecimento de como essas ordens funcionam, acabamos desrespeitando  e enfraquecendo as relações, mesmo com as melhores das intenções.
É como se lidássemos com os dois sistemas, o familiar e o organizacional, entrelaçados por padrões antigos estabelecidos e de difícil compreensão e não nos afastássemos para, com um olhar de fora, isento, podermos observar como esse sistema está atuando.
A abordagem sistêmica traz à tona justamente essa parte inconsciente que não conseguimos enxergar por fazer parte do todo. Normalmente as pessoas se surpreendem com o que conseguem identificar e – mais do que isso – sentem que algo se encaixa, quando o sistema nos mostra a essência do que está encoberto, através de uma questão, seja um conflito, dificuldades com o mercado ou fornecedores. Ou seja, sejam elas internas ou externas.
Sem dúvida as empresas familiares encontram desafios muitas vezes superiores aos de organizações compostas por membros de diferentes origens. Procure se informar do que esta abordagem pode fazer pelo seu empreendimento familiar – pode ser o diferencial entre o crescimento e a estagnação ou mesmo abandono do negócio.