Aprenda a crescer em sua carreira lendo bons livros!


Reunimos os melhores conselhos do setor mais disputado das livrarias: a prateleira dos best-sellers de autoajuda! Confira as oito dicas valiosas para você turbinar sua carreira.


Aprenda a crescer em sua carreira lendo bons livros!
Aprenda a crescer em sua carreira lendo bons livros!
Um título que — você é capaz de jurar! — fala exatamente do problema que tem enfrentado na sua vida profissional. Some a isso algumas semanas na lista dos mais vendidos, uma conversa que ouviu no elevador, a indicação de uma amiga e pronto, aquele best-seller acaba na sua cabeceira. Mas são tantos campeões de venda nas prateleiras das livrarias que fica difícil saber quais, realmente, podem ajudar você a se tornar a dona da maior sala do departamento ou a ter seu nome em um negócio promissor. Por isso, pegue o marcador de texto e se esparrame no sofá: separamos os melhores conselhos para transformar você no maior sucesso do mercado!

A liçãoSaiba aonde você quer chegar.

O livroO Segredo (Ediouro),de Rhonda Byrne

Como UsarVocê já cansou de ouvir que é preciso acreditar para conseguir algo — até filme da Xuxa passa a mensagem. Mas essa é a máxima que transformou o livro O Segredo em um sucesso mundial. Nele, a autora Rhonda Byrne explica a Lei da Atração: quanto mais você pensar e desejar algo, mais próxima do seu objetivo estará. Mas o que vale mesmo nesse processo é que você acaba refletindo sobre o que realmente quer da vida. "Qualquer profissional que deseja ter sucesso precisa definir um objetivo e seguir em frente", diz Leyla Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Você só vai conseguir escolher que caminhos traçar se souber aonde pretende chegar, certo? Cobiça um alto posto na empresa? Quer investir em um negócio próprio? Trace metas. Colocar um objetivo na sua vida dá segurança e orientação.

A Lição
Tenha um plano. Sempre.

O Livro
A Arte da Guerra (L&PM Pocket), de Sun Tzu

Como usar
Não basta saber o que pretende na sua carreira, tem que ter disciplina para chegar lá. O livro A Arte da Guerra — que, diz a lenda, foi escrito pelo estrategista militar Sun Tzu — fala sobre a necessidade de controlar impulsos e pensar de forma estratégica. "Como vivemos em um mundo muito dinâmico, sai na frente quem tem facilidade para se adaptar a novos cenários e toma decisões rápidas", diz Leyla. Porém, agir sem planejamento aumenta o risco de cometer erros. O livro nos ajuda a desenvolver uma competência importante e que anda esquecida: a disciplina para planejar. Quem chega a uma reunião com um cliente sem se preparar, por exemplo, corre o risco de se ver sem respostas, confundir dados e até fazer promessas de entregas e prazos impossíveis de cumprir. Depois, fica difícil voltar atrás sem queimar o filme da empresa...

A Lição
Tire proveito do banco de reservas.

O Livro:Transformando Suor em Ouro (Sextante), do técnico Bernardinho

Como usarAquela promoção que tanto quer ainda não chegou? Faça como o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho. Apesar de estar no time da geração de prata do esporte, nos anos 80, ele ocupava o banco de reservas. Mas soube tirar proveito da situação: desenvolveu o senso de observação responsável por torná-lo um dos maiores técnicos esportivos do Brasil, como ele conta no livro 

Transformando Suor em Ouro. "Conversava com meus treinadores e gostava de trocar ideias sobre táticas e estratégias. Queria sempre participar", relata. Por isso, não perca tempo esperando que a nomeação chegue até você: converse, preste atenção nas atitudes e qualidades das pessoas que ocupam os cargos que deseja — quem sabe não descobre um mentor para sua carreira? Se é empreendedora e ainda se sente um bebê no mercado, acompanhe de perto a concorrência e empresas de outras áreas que possam ser referência — é o famoso benchmark.

A Lição
Problemas vão surgir. E isso é bom.

OLIvroProblemas? Oba! (Gente), de Roberto Shinyashiki

Como Usar
O mundo está cheio de pessoas que conseguem enxergar falhas. Mas poucas têm capacidade de encontrar soluções. Em seu livro mais recente, o psiquiatra Roberto Shinyashiki, consultor de carreira de NOVA, sugere que, além de aprender com os obstáculos, você use a resolução de problemas como forma de se destacar. "Se é dona de um negócio próprio, precisa ter em mente que a empresa que vai sobressair no mercado é a que apresentar melhores respostas aos problemas dos clientes", diz. Para quem quer se destacar em uma organização, Shinyashiki propõe buscar a solução de questões cada vez maiores. Por isso, se sua chefe pede que você faça sempre o mesmo, identifique pendências do departamento adiadas por falta de mão de obra (ou de alguém que tope descascar o abacaxi) e que podem abrir portas para novas atividades e cargos. 
A LiçãoSeja uma dama de ferro quando precisar.

O Livro
Não Tenha Medo de Ser Chefe (Sextante), de Bruce Tulgan

Como Usar
Você adora bancar a chefe legal e até sai com a turma para a happy hour para descontrair. Mas, se quiser gerenciar uma equipe e garantir os resultados, ter pulso firme é mais do que necessário. Essa é a mensagem do livro, em que o autor coloca por terra a ideia de que devemos deixar os funcionários livres para decidirem sempre a melhor forma de fazer suas tarefas para que todos se sintam bem e trabalhem felizes. Tulgan crê que as pessoas não podem ignorar responsabilidades só porque não lhes agradam e precisam, sim, executar serviços de que não gostam, às vezes. "Só é importante lembrar que qualquer tipo de decisão precisa seguir as normas internas da empresa", diz o autor. Aquela colega do turno da noite pode até ser sua amiga, mas não é por isso que pode descumprir horários e modificar a escala do plantão sempre que tiver vontade. Controlar a rotatividade da equipe é seu trabalho, e o combinado nunca sai caro.

A Lição
Encaixe seu futuro profissional na agenda.

O LivroOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (BestSeller), de Stephen Covey

Como Usar
De nada adianta culpar a falta de tempo para não investir em curso de aperfeiçoamento ou para deixar de apresentar um projeto incrível para o seu chefe. Claro que diferenciar o que é urgente do que é apenas importante nem sempre é algo simples. Muitas vezes, a prioridade é aquela batata quente que acabam de jogar em nossa mão, à espera de uma solução nesse exato momento. Mas, se você se tornar uma máquina de resolver urgências, vai acabar empurrando tudo o que é importante lá para a frente... para o último dia de prazo (e pode apostar: vai ser bem quando você estiver com cólica, precisar passar no banco na hora do almoço e ter mais um milhão de tarefas inesperadas). Organize e hierarquize atividades. "Você precisa de iniciativa para cumprir as questões importantes. Caso contrário, ficará presa nas urgências", alerta Covey no livro.

A Lição
Aprenda a liderar as pessoas.

O Livro
O Monge e o Executivo (Sextante), de James Hunter

Como Usar
Se vê a possibilidade de alcançar um posto de comando, mas é do tipo que nunca se candidatou nem a representante de classe, não desanime. Liderar pessoas é uma habilidade que pode ser adquirida com treino, garante James Hunter em O Monge e o Executivo. Faça da atividade um exercício constante. Se foi promovida a coordenadora, reserve um tempo para conversar com seus funcionários sobre as atividades que delegou, as dificuldades e no que pode ajudar. E, se está pensando "Mas eu não tenho uma equipe", não espere sentar na cadeira para começar: assuma papel de coordenação em projetos temporários e treine seu relacionamento com clientes ou fornecedores. O autor coloca a liderança como a capacidade de influenciar pessoas para que trabalhem com um objetivo comum. Para isso, é preciso exercitar habilidades como autocontrole, respeito e compromisso. Antes de explodir com alguém que não cumpriu um prazo, que tal respirar fundo e explicar a cadeia de trabalho que ele influencia com esse único gesto e tentar fazer com que se sinta parte da equipe?
Fonte: abril.com.br