4 dicas para quem está pensando em deixar o emprego


Pesquisa revela que 56% dos profissionais entrevistados já foram demitidos, mas retornaram à companhia


4 dicas para quem está pensando em deixar o emprego
4 dicas para quem está pensando em deixar o emprego
O mercado de trabalho é cheio de idas e vindas, altos e baixos. Em um momento estamos em uma empresa, até que aparece outra oportunidade aparentemente melhor. Ir e voltar, porém, é mais comum do que se pensa.

De acordo com estudo realizado pelo Trabalhando.com, de 800 profissionais entrevistados, incluindo homens e mulheres, 56% já saíram de uma empresa, demitidos ou não, e retornaram. Dos que voltaram, 42% receberam um proposta para voltar e 14% retornaram por terem se arrependido.
Ainda segundo o levantamento, dos 44% restantes, ou seja, que saíram da empresa mas não retornaram, 37% nunca pediram ou foram convidados a voltar e 7% até tentaram retornar, mas não foram aceitos.

Dados revelam apagão de mão de obra
Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, os números revelam dois importantes pontos. Em primeiro lugar, confirma o apagão de mão de obra e, em segundo, o fato de que um mercado muito aquecido faz com que os profissionais não avaliem bem as oportunidades e tomem decisões erradas.

“Muitas vezes o profissional toma a decisão de deixar a empresa com a ilusão de que tudo será melhor na outra empresa, mas com o passar do tempo acaba descobrindo que não existe lugar perfeito. Por outro lado, algumas empresas demitem seus funcionários para contratar profissionais que custam menos e voltam atrás nessa decisão por não conseguirem encontrar outro tão capacitado. Muitas vezes, o barato sai caro”, afirma.

Veja as dicas de Grinberg para quem está pensando em deixar o emprego atual:

1. Se você está infeliz com o trabalho, analise bem o que tem causado esse aborrecimento, o motivo pode estar na sua vida pessoal e não na profissional;

2. Estude o mercado. É essencial ver se as vagas disponíveis oferecem realmente melhores condições de trabalho que o atual emprego;

3. Se decidir voltar ao antigo emprego é fundamental avaliar os pontos positivos e negativos. Lembrar o que mais incomodava é muito importante, os problemas podem estar no mesmo lugar que você os deixou;

4. Outro ponto importante e válido para os dois casos: reflita sobre o que te deixa infeliz, pode ser que a culpa não seja da empresa ou do emprego, mas sim da natureza, da área ou indústria em que você está trabalhando. Talvez o momento seja para refletir se não é hora de fazer uma mudança mais radical, não de empresa, mas sim de carreira.
Fonte: administradores.com.br