AUTOESTIMA BAIXA? TEM SOLUÇÃO

Levante-se, procure o melhor para você!
Levante-se, procure o melhor para você!
Cada pessoa tem uma imagem de si mesmo e a maneira como vive é o resultado dessa imagem. Como nos vemos determina a maneira como vivemos. O conceito que se tem de si mesmo é primordial para se viver bem e ser feliz. A imagem que todos nós formamos de nós mesmos, através de nosso desenvolvimento e de nossa história de vida, nos diz quem nós somos, o que podemos esperar dos outros e de nós, até mesmo o que achamos que merecemos ter e ser. Dependendo de como construímos a matriz de nossa imagem pessoal é que veremos a nós mesmos e aos outros. É através desta lente que veremos o mundo e a partir disso que agiremos.

A autoestima é uma das variáveis mais importantes para o bem-estar psicológico e para uma boa saúde mental. Uma baixa autoestima inibe a relação com o mundo e impede, muitas vezes, de tirar prazer e gratificação com as experiências de vida. Quem tem a autoestima baixa está sujeito a vários problemas psicológicos, tais como depressão ou ansiedade, pois seu modo de ver o mundo e, consequentemente, de se comportar o faz se sentir infeliz ou inseguro e preocupado e o deixa mais propenso a cair nas armadilhas da vida.

Mas como identificar a autoestima baixa? A autoestima baixa caracteriza-se pelo sentimento de inferioridade, de incapacidade pessoal e de inadequação; de insegurança, de dúvidas a respeito de si mesmo e dúvidas constantes de forma geral; pela sensação de que o que se é não seja suficiente, nem para si, nem para os demais; pela necessidade de agradar e de ser reconhecido. Desenvolver e manter uma boa autoestima é um processo dinâmico. Esse processo tem a ver com a adoção de postura, atitudes ou filosofia de vida que nos permite lidar, de forma construtiva e flexível, com os problemas ao longo da jornada da vida.

Vamos a algumas práticas para construir e manter uma autoestima saudável:
- Precisamos sempre ter metas claras e estabelecidas a curto, médio e longo prazo (bem longo), além de manter uma vigília constante para nos certificar de que estamos no caminho certo para atingi-las.
- Quando percebemos que não estamos nos mantendo de alguma forma no caminho certo, precisamos repensar as metas, o caminho, o modo como estamos direcionados para os resultados, bem como a força de vontade e determinação para atingir os mesmos.
- Procurar sempre ouvir as críticas recebidas ponderá-las e traçar um planejamento para mudança quando necessário.
- Prestar atenção diariamente em como estamos nos sentindo, quais sentimentos estão aflorando nos diversos e diferentes momentos, como estamos lidando com as situações, são pontos imprescindíveis.
- Colocar em prática todos os cuidados que citamos com nosso cérebro, com nosso corpo, cultivando sempre a saúde em nós.
- Parar de reclamar e buscar resolução para o que nos incomoda é uma atitude inteligente.

Devemos assumir plenamente a responsabilidade por conquistar o que almejamos. Não podemos esperar pelos outros para realizar nossos sonhos, ou seja, devemos aceitar a responsabilidade da nossa própria existência, isso é ser protagonista da própria história.



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

por: Isabel Rios Piñeiro