10 dicas de produtividade no seu trabalho


Se você deseja ou precisa ser mais produtivo em seu expediente, veja 10 dicas para ajudar você a render mais no trabalho

10 dicas de produtividade no seu trabalho
10 dicas de produtividade no seu trabalho
A multitarefa, prática comum na maioria dos escritórios, faz com que os trabalhadores se sobrecarreguem com vários trabalhos simultaneamente, na tentativa de entregar mais resultados em menos tempo. Acontece que, em muitos casos, isso acaba levando ao objetivo contrário, com profissionais mais estressados e menos qualidade nos serviços.

Para que você evite essa situação, confira 10 dicas para ser mais produtivo e eficiente:

1) Planeje

Se você não o tiver controle de sua rotina, ela terá controle sobre você. Planeje seu expediente para que cada tarefa seja cumprida dentro dos prazos estimados, priorizando as mais urgentes e trabalhosas para que sejam feitas com qualidade.


2) Humor
Uma mentalidade positiva faz toda a diferença para que você seja produtivo. Se você estiver atrasado, por exemplo, não fique pensando em como vai ser prejudicado ou em outros fatores negativos. Isso não irá ajudar em nada, pelo contrário, vai distraí-lo daquilo que realmente deve ser feito.


3) Se conheça
Saiba como seu cérebro funciona e aquilo que motiva você. Dessa forma você pode evitar situações de risco que te prejudiquem e manter seu foco naquilo que ajuda na realização das tarefas.


4) Organização
Faça uma lista de afazeres para que você possa se organizar mentalmente. Além disso, evite que sua mesa fique bagunçada ou cheia de papéis espalhados. O ambiente em que você trabalha desempenha um papel muito importante na maneira como você trabalha.


5) Horas livres
Aproveite suas horas livres, como a de almoço ou café, para estabelecer suas prioridades. Por exemplo, algumas vezes os prazos de entrega exigem que você faça pausas mais curtas. Desde que isso seja uma exceção, saiba escolher as ocasiões certas para fazer esses sacrifícios e como aproveitá-los de maneira mais eficiente.


6) Durma
Dormir é muito importante para sua produtividade. O descanso te ajuda a se manter focado e com o raciocínio bem apurado. Além disso, trabalhar com sono é muito ruim e pode prejudicar seus resultados e saúde.


7) Saiba delegarSe você pode dividir as tarefas com outras pessoas, aproveite essa possibilidade. Converse com seus colegas para que todos estejam equilibrados em suas responsabilidades e ninguém, muito menos a empresa, saia prejudicado.


8) Modelos
Pense em pessoas que você admira, seja nos negócios ou fora da sua área. Ter um modelo pode ajudar você a manter o foco naquilo que é realmente importante.


9) Faça uma pausa
Divida suas tarefas em blocos de minutos ou de número de atividades. Por exemplo, a cada 45 minutos você bebe água ou vai ao banheiro. Fazer essas pausas ajuda você a se reorganizar mentalmente para mais uma carga de tarefas.


10) Aproveite
Aproveite suas folgas para recarregar as energias e se livrar do estresse. Deixe os problemas do trabalho dentro do escritório e não prejudique sua família ou o tempo que passa com seus amigos com eles.
Fonte: universia.com.br