FILME CLICK PARA TREINAMENTO



Imagem do filme: Click



Sugestão de Filme para Treinamento: Click

Objetivo Proposto: 
Sensibilização da liderança quanto a: administração do tempo, busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, importância da qualidade de vida, visão e posicionamento do gestor como líder.

Síntese do Filme:
Michael Newman interpretado pelo ator Adam Sandler é um arquiteto que mora com sua esposa e seus dois filhos em uma casa simples nos EUA. 

Michael não está satisfeito com seu emprego e sua situação financeira, sente-se frequentemente pressionado pelo status do vizinho e gostaria de oferecer aos filhos uma vida melhor. 

Um dia ele adormece na cama de uma loja e, em sonho, tem a oportunidade de presenciar seu futuro através de um controle remoto mágico universal que retorna e avança no tempo conforme sua vontade.

Michael avança no tempo sempre que precisa passar por uma situação que o desagrada, contudo não se lembra dos fatos que foram acelerados pelo controle. Conforme o tempo passa, ele percebe que não vive plenamente. 

Seu comportamento workaholic, o faz se afastar da família a ponto de perder momentos muito importantes do crescimento dos filhos e o falecimento de seu próprio pai.

Quando acorda, Michael decide encarar esta oportunidade como uma segunda chance e muda a hierarquia de seus valores, colocando a família em primeiro lugar.

Análise do Filme:
O filme nos faz refletir sobre nossos valores e nos induz a prezar pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Certamente quando atuamos na área que amamos há uma forte probabilidade de priorização da carreira em nome do sucesso e reconhecimento profissional, porém não podemos esquecer que também necessitamos de relacionamentos para nos sentirmos de fato felizes.

Conforme já estabelece a teoria de Maslow, o ser humano possui uma hierarquia de necessidades: fisiológicas, de segurança, afetivo-social e estima para alcançar a auto realização. Logo, para nos sentirmos realizados precisamos suprir tais necessidades e mantê-las satisfeitas, o que é um desafio constante.

Do ponto de vista de gestão de pessoas, o filme também aborda outros temas bastante relevantes, como: o assédio moral e sexual no trabalho, comportamento profissional antiético, a falta de espírito de equipe, ausência de liderança por parte da chefia, nítida despreocupação com a saúde mental e física dos colaboradores, problemas de comunicação interna, ausência de programas motivacionais e de profissionais adequados para ministrar treinamentos, a competitividade negativa, trajes e comportamentos inadequados para o ambiente de trabalho, ausência de empatia com os subordinados e de transparência quanto ao plano de carreira. Tais temas podem ser sugeridos em treinamentos com propósitos diferentes dos objetivos propostos no inicio deste artigo.

A conscientização quanto aos assuntos que o filme abrange, certamente promove o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe como um todo, influenciando positivamente o clima organizacional e, consequentemente, a produtividade do colaborador.


*Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por: Beatriz Minte de Almeida
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO