A importância do profissional de RH nas empresas



25012013233138dia-do-rh.jpgHoje, lendo um artigo, fiquei ciente que no dia 03 de junho, comemora-se o dia do profissional de Recursos Humanos. Mas antes de falarmos a respeito destes profissionais, vamos fazer um pequeno passeio no mundo de hoje. Caminharemos na evolução tecnológica, na automação e na inovação, palavras estas que muitas vezes assustam, pois podem engordar as estatísticas do chamado desemprego estrutural. 

O que significa mesmo este tal de desemprego estrutural? É bom citar sobre as escolas de datilografias. Nelas tinham professores que nos ensinavam técnicas de posicionar os dedos sob as teclas, mantendo, no entanto, os olhos fixos no papel, buscando evitar erros, pois os mesmos significavam a perda de todo documento. Naquela época não existiam as teimosas cobrinhas vermelhas, que nos dizem o que estava errado, nos sugerindo outras palavras, de forma fácil e rápida. Posso te perguntar, o que aconteceu com esta profissão? Ela foi extinta, pois nossos filhos já nascem digitando, tornado esta profissão desnecessária para novas gerações. A extinção de uma profissão gera desemprego estrutural, ou seja, se a pessoa não evoluir, ela passará a estar desempregada, pois suas habilidades deixam de ser necessárias. 

O desemprego estrutural é uma realidade, principalmente em um mundo de tanta evolução. Hoje quando compramos um produto, já estamos ansiosos a substituí-lo por outro que ainda nem foi lançado. Esta frenética evolução faz surgir novas carreiras, alardeadas como futuro da humanidade, levando pessoas a se prepararem para dar suporte profissional. Mas como em um passe de mágica a ocupação torna-se obsoleta, fazendo com que todo investimento realizado no aprendizado torne-se descartável. 

O que é verdade? O que a empresa precisa? O que ensinar aos seus colaboradores? Em um mundo de mudanças, rápidas, muito rápidas, saber ao certo, o que e como preparar as pessoas, torna-se limiar do sucesso ou fracasso para uma organização. Este árduo trabalho está nas mãos deste profissional, no qual terá seu dia no próximo 03 de junho. O profissional de RH não tem apenas a função de gerenciar pessoas, mas também de prepará-las para o futuro. Esta missão requer visão acurada e ouvidos refinados, pois é necessário escutar as necessidades e traduzi-las, por exemplo, em treinamentos. Além disto, faz-se necessário enxergar a metodologia correta além do tempo de treinamento local e diário buscando conciliar, por exemplo, datas de quem irá participar. Mesmo que tudo der certo, ainda existe um que não se satisfez, alardeando defeitos e sugestões, muitas vezes sem propósitos, apenas para chamar a atenção de sua existência. 

Ser profissional de RH não é apenas preparar-se para executar suas funções tecnicamente é, na verdade, entregar-se com corpo e alma a esta missão, é dedicar-se dia e noite a árdua tarefa de gerenciar pessoas, coordenar gente, que em muitos casos não fazem ideia do que querem ou são. Vamos celebrar este dia, com vontade de fazer do amanhã uma evolução melhor.



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO