O que fazer quando um colega vira o seu chefe



Seu ex-colega de trabalho é o seu novo chefe? Veja 6 dicas para conduzir uma situação complicada como essa

O que fazer quando um colega vira o seu chefe
O que fazer quando um colega vira o seu chefe
Tornar-se o chefe de um ex-colega de trabalho é uma tarefa difícil, por isso tente ser compreensivo e profissional. As pessoas podem não entender a amizade existente e, sem querer confundir os relacionamentos pessoais e profissionais. Se você é um dos ex-colegas do seu atual chefe, você provavelmente terá de mudar a maneira de agir. Siga essas dicas para fazer a transição da maneira mais fácil possível.


1. Transição
Lembre-se que a transição de cargos pode ser tão difícil para o novo chefe quanto está sendo para você. Seu chefe também está em fase de experiência, e os testes são diários. Para ajudar o seu amigo, e atual chefe, seja simpático e compreensivo.


2. Relacionamento
Deixe que o seu novo chefe defina o novo relacionamento entre vocês. Ele pode continuar sendo amigável, mas não se esqueça que agora ele é o seu chefe, e a sua postura não pode ser a mesma de antes.


3. Comportamento
Trate os seus atuais colegas de trabalho com profissionalismo e educação. Isso vai ajudar na transição de cargos, assim você não tem que mudar completamente o comportamento quando ele se tornar o seu chefe. Seja respeitoso e tenha postura.


4. Críticas
Você pode até ter compartilhado suas insatisfações relacionadas ao trabalho quando eram colegas, mas diante da nova situação você deve pensar duas vezes antes de fazer isso. Se você tem alguma reclamação a fazer que seja de maneira construtiva e profissional.


5. Não se altere
Não se preocupe se o seu novo chefe contesta o seu modo de trabalho. Agora ele tem metas a cumprir e uma expectativa que você tem corresponder. Agradeça os comentários e use as informações de uma forma positiva.


6. Influência positiva

Seja uma influência positiva sobre os colegas que se sentem ressentidos com o novo chefe. A energia negativa dentro do ambiente de trabalho só vai gerar péssimos resultados. Explique aos colegas que como novo chefe seu amigo tem um novo papel, e consequentemente novas responsabilidades.
Fonte: universia.com.br