O que aprendi sendo consultor: Pra ontem? É pra anteontem!



Pra ontem? Pra anteontem! É a falta de planejamento!
Planejamento numa empresa é fundamental, certo? Todos concordamos? E por que não praticamos?

A micro e pequena empresa, em muitos casos, novamente (creio eu) pelo fato de estar com foco muito maior no operacional que no estratégico ou mesmo tático, concentra-se em prestar o serviço ou vender o produto naquela semana. Não pensam nos próximos dias até que eles cheguem. Isso faz com que todo imprevisto ou mudança tenha de certa da noite pro dia, ofamoso “pra ontem”. Aliás, “pra anteontem”.
Um amigo está abrindo uma segunda unidade da sua loja por ter se associado com outra pessoa. Parece que a sociedade foi firmada em 2 horas ou menos: no mesmo dia ele já estava solicitando mais material gráfico com urgência urgentíssima, como se o novo sócio fosse desaparecer se a loja não abrisse imediatamente. Sem planejar com calma, não duvido que ele possa ter gasto com coisas supérfluas e esquecido outras importantes para o lançamento dessa outra unidade.
A mania de deixar as coisas para última hora, não pensar estrategicamente nem observar o mercado para realizar possíveis antecipações acostuma o gestor de pequenos negócios a viver desesperadamente. Tudo tem de ser pra agora e nem sempre os seus fornecedores estão com toda essa disponibilidade. A frustração é iminente e isso deixa qualquer gestor louco, pronto para tomar decisões erradas e jogar a empresa no buraco, por causa da pressa.

Mas não tem como ser um gestor zen!

Pode não ter. Na verdade, o stress, de leve, faz parte da gestão de empresas. Mas o bom stress, aquele que é causado pela expectativa de que o plano saia certinho. O mal stress pelo qual passam muitos empresários é o do não ter planos e estar jogando com a sorte. Evite isso aos poucos com bons hábitos de gestão:
  • Antes de começar a trabalhar, leia as notícias: Assine um jornal ou acesse um portal de  notícias da sua área de atuação e informe-se para não ser sempre surpreendido pelos outros;
  • “Pare pra pensar, pense bem”: Decisões devem ser rápidas, não burras. Não decida sem ter certeza. Pense, pois 1 minuto de reflexão sobre algo a se decidir pode mudar o rumo das coisas para melhor;
  • Meia hora de planejamento: Reserve 30 minutos do seu dia para planejar as atividades que serão feitas no final do expediente, no dia seguinte ou na semana posterior. Não tenha pressa e use todos os 30 minutos. Com o tempo, irá  adotar esse hábito com facilidade e verá os benefícios de pensar antecipadamente.