O SEGREDO DO SUCESSO É DUVIDAR DE SI MESMO!



Adaptado do texto publicado originalmente em 14 de agosto de 2010.

Imagine a seguinte cena. Sala de espera de uma grande empresa minutos antes de uma entrevista de emprego. Clima tenso. Ansioso, um candidato se pergunta: “- Será que eu vou ser escolhido?”. Na outra ponta da sala, outro candidato afirma para si mesmo: “- Eu serei o escolhido!”

Quem vai se sair melhor?

Escritores de autoajuda diriam que o segundo é quem leva, devido ao poder do pensamento positivo, mas uma série de experiências feitas em uma universidade americana desmente isso.

Em testes realizados pela equipe da professora Dolores Albarracin, chefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Ilinóis, 50 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles foi instruído a passar um minuto se perguntando se teria sucesso na tarefa que viria a seguir, enquanto o outro grupo afirmava que teria sucesso.

Em seguida, todos enfrentaram uma série de exercícios simples, como anagramas. Em geral, os que questionaram a própria capacidade se deram melhor.

A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, foi publicada na edição de abril do periódico Psychological Science.

Os pesquisadores, liderados por Dolores, acreditam que fazer perguntas a si mesmo, em vez de afirmações, nos deixa mais ligados e, com isso ainda mais comprometidos com a perfeita realização da tarefa e o consequente sucesso.

Apesar do exposto não vamos confundir as coisas. Duvide sim se isso lhe ajuda a transpor as barreiras do dia a dia, mas confie em si mesmo sempre.

Se não confiar, ninguém fará isso por você!