O que é epistemologia?


Francisco Cristiano Ferreira Lima

          O conhecimento nasce através de perguntas, idéias, pensamentos, curiosidades, e assim surge a Filosofia que faz refletirmos e analisarmos a importância dos nossos pensamentos.
O homem passa ter uma postura clara e objetiva sobre seus valores humanos, crenças, religião, o mundo, a vida, pessoas.
Questionamentos são levantados e evidenciados pelo homem. Esses nos fazem refletir a essência e a existência de nossa natureza, "o homem defronta-se com problemáticas da vida frente a existência humana" .
Nasce dessa forma uma consciência filosófica que vem de uma concepção, do que vem a ser o ser humano e seu relacionamento com a natureza e as ciências. E o que vem a ser a ciência enfocando seus objetivos e suas aplicações ?
Ao indagar questionamentos que dizem respeito à aplicação cientifica juntamente com suas praticas é uma atitude filosófica. Percebe-se então diante desses questionamentos algumas necessidades de relações e interações a administração cientifica de problemáticas humanas assim como colocações críticas propícias aos levantamentos filosóficos, frente às "certezas cientificas".

Entretanto, esses procedimentos são os que dizem respeito às funções da epistemologia.
Epistemologia, essencialmente, é o discurso sobre a ciência. Faz indagações sobre o papel da ciência no mundo, reflete a "responsabilidade social dos cientistas e dos técnicos" e também suas responsabilidades e posicionamentos diante seus avanços em suas diversas áreas. E é diante de seus conceitos e contextos de ciência que os próprios cientistas resolvem indagar a profundidade das verdades, dando-lhe alma que lhe faltará, a filosofia para seu desenvolvimento e direcionamento.
 A filosofia é de um grande beneficio para o homem pois ela é o resultado de várias atividades construtivas que enfrenta a realidade, que faz pensar, perguntar e obter respostas.
É quando surge a epistemologia critica das ciências" a verdade crítica" se é possível discutir, analisar, procurar... enfim o homem pode saber onde encontrar os limites do conhecimento, conhecimento estes que nós fazem refletirmos e perguntamos sobre as afirmações cientifica.

Cristiano Lima