Classe média tem renda entre R$ 291 e R$ 1.019, diz governo



Estudo foi divulgado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Objetivo do cálculo é o de formulação de políticas públicas, segundo a SAE.

Em parceria com outros especialistas, foram adotados diversos critérios para definir as faixas de renda da classe média, dividida em três subgrupos. Segundo a SAE, o principal critério observado foi o da vulnerabilidade, ou seja, a chance que a população tem de sofrer decréscimo na renda, e assim ser rebaixada de classe.
Para chegar a esses números, a SAE disse ter lavado em consideração o padrão de despesa das famílias e os gastos com bens essenciais e supérfluos.
A nova classificação vai servir para o governo tomar medidas que sustentem a emergência da classe média na sociedade brasileira.
"Adotamos um novo método, com novas metas e novas métricas. A expectativa é que a gente entenda melhor e mapeie essa nova classe, que ascendeu nos últimos dez anos e se transformou na maioria da população brasileira", afirmou o ministro da secretaria, Moreira Franco.
O nível de renda foi feito com base nas últimas pesquisas disponíveis sobre o tema, realizadas em 2009. Os valores foram corrigidos até abril deste ano.