Como procurar ofertas de emprego

Procurar emprego é uma tarefa competitiva. Os que obtêm sucesso nessa luta fazem e executam planos que os ajudam nessa competição. Quem procura emprego possui quatro meios básicos para encontrar os empregos disponíveis no mercado de trabalho:

• Responder os anúncios;

• Trabalhar com agências de emprego;

• Visitar empresas;

• Utilizar informações de pessoas conhecidas.

Embora cada um desses métodos seja eficaz, estudos mostram que contatar companhias diretamente e utilizar as referências de pessoas conhecidas são os que funcionam melhor. Embora você deva dividir seu tempo e esforço entre esses quatro métodos, use a maior parte do seu tempo – até 80% - nos últimos dois métodos.

Anúncios

Leia anúncios de empregos para se familiarizar com os vários tipos de trabalho disponíveis. Esses anúncios são publicados em jornais, aparecem na televisão e na internet. Embora muitos empregos não sejam anunciados, os anúncios ajudarão você a saber quais as indústrias e empresas que estão contratando atualmente.
Quando uma empresa anuncia uma vaga para determinado cargo, dezenas, às vezes, milhares de pessoas respondem ao anúncio. Você precisa sobressair-se de alguma forma em relação aos outros candidatos. Seguem-se algumas sugestões:

• Antes de responder ao anúncio, obtenha o máximo de informações possíveis a respeito da empresa;

• Use sua carta de apresentação para responder a todos os pontos mencionados no anúncio. Mostre que você preenche os requisitos exigidos pela empresa;

• Responda ao anúncio por telefone ou pessoalmente, se possível.

Agências de Empregos

As agências de emprego existem para combinar patrões e empregados. Algumas oferecem serviços gratuitamente – por exemplo, as agências de emprego de órgãos públicos, as das escolas e a da Igreja. Algumas podem cobrar uma taxa, que é paga pela pessoa que contrata ou pelo contratado, quando ocorre uma contratação.
Entrar diretamente em contato com a empresa
Alguns empregos jamais são anunciados ou relacionados em agências de empregos. O único jeito de descobrí-los é entrar diretamente em contato com as empresas. Faça isso, enviando uma carta, telefonando em seguida ou visitando a empresa pessoalmente.
Existem dois tipos de vagas: as que já existem, ou seja, cargos que precisam ser preenchidos, e vagas que podem ser criadas, isto é, cargos que ainda não existem, mas poderão existir. Pode-se criar um novo emprego uma vez que a empresa reconheça quão significativa pode ser a sua contribuição, ou a estrutura existente pode ser modificada para que haja lugar para você.

Informações de pessoas conhecidas

Entre em contato com amigos, vizinhos, sócios de empresas, ou qualquer outra pessoa que lhe possa dar informações sobre empregos. Isso pode aumentar muito suas chances de conseguir trabalho. Durante esses contatos iniciais, não peça emprego. Em vez disso, peça informações que o ajudarão a encontrar uma vaga. Veja, por exemplo, as perguntas a seguir:

• Quem você conhece na empresa ABC?

• O que está acontecendo na empresa XYZ?

• Que empresas estão contratando atualmente?

• Quem poderia dar informações sobre isso?

• Que empresas estão em expansão hoje?

• Que empresas têm planos de expansão para o futuro?

• Apesar de a empresa XYZ não estar contratando, quem é o encarregado dessas decisões?

As informações que você pode conseguir dessa forma podem levá-lo aos empregadores que estão procurando novos funcionários. A maioria prefere contratar alguém que conheçam pessoalmente ou que tenha sido indicado por uma pessoa conhecida. Quanto mais pessoas você contatar, maiores serão suas chances de ser apresentado a empregadores ou ser indicado por um conhecido seu que também conheça o empregador. Essa técnica é muito eficaz.